Notícias
04/09/2016
Emergência do Divina atende pacientes de desastre simulado em Porto Alegre
Compartilhe:
A Emergência do Hospital Divina Providência atendeu, nesta tarde de domingo, dia 4 de setembro, quatro pacientes do acidente simulado que ocorreu na Av. Ipiranga, em frente à Federação Gaúcha de Futebol. O gerente Médico do setor, Dr. Maurício Menna Barreto, explica que a iniciativa do treinamento foi do Sindihospa, em parceria com as Emergências dos principais Hospitais de Porto Alegre.
“A atividade teve regulação do ordenador público de emergências, SAMU, além do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil, EPCT, além de diversas empresas de atendimento pré-hospitalar”, resume o médico. O objetivo do evento foi testar a comunicação e a capacidade de resposta assistencial do sistema de saúde público e privado, além de viabilizar oportunidades de melhorias.
Ainda conforme Dr. Maurício, a dinâmica se deu em duas etapas: uma inicial, na cena do evento, caracterizada por um acidente entre um ônibus e um carro e a segunda no atendimento das vítimas nos hospitais. “Nesta segunda etapa as equipes de Emergência participaram ativamente. Desde o contato da regulação do SAMU (via telefone) até a chegada, avaliação inicial, diagnóstico e a aplicação do tratamento emergencial”, resumiu.
O gerente Médico da Emergência do Divina lembra que os atendimentos seguiram as premissas de qualquer atendimento real. Porém, as medidas de contato não se fizeram necessárias como o uso de equipamentos, dispositivos vasculares, entre outros. Foram apenas relatados verbalmente para avaliação do caso.
“Na segunda etapa, intra-hospitalar, não houve o objetivo de testar todos os conhecimentos de ATLS da equipe, mas analisarmos oportunidades de melhorias de processos”, explicou Dr. Maurício. Os alunos do curso de Enfermagem do SENAC que foram as vítimas (caracterizadas – maquiadas) e os alunos de Medicina da Liga do Trauma da UFRGS/ULBRA foram os “sombras”, os profissionais que realizaram os apontamentos do que fora realizado no atendimento, desde a cena do acidente até a finalização do atendimento intra-hospitalar.
A atividade contou com a participação dos seguintes hospitais, além do Divina: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Cristo Redentor, Conceição, Moinhos de Vento, São Lucas e Mãe de Deus.
Fonte: Textos e fotos: Luiza Assis e Adelar de Oliveira
Compartilhe: