Notícias
14/07/2016
É hora de prevenir as doenças respiratórias
Compartilhe:
Com a chegada do inverno, as doenças res-piratórias têm aumento significativo. A ocorrência de resfriados, gripes e pneumonias, por exemplo, se eleva. O médico infectologista Sidnei Alves dos Santos Júnior, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Divina, explica que, mesmo não sendo uma regra, a possibilidade de complicações graves, algumas com necessidade de afastamento do trabalho ou de internação hospitalar, deve sempre ser valorizada.
Na visão do médico, merecem maior atenção as pessoas com alguma doença crônica, especial-mente as que acometem o trato respiratório, como asma, enfisema pulmonar ou bronquite crônica. “Existem maneiras de prevenir a ocorrência dessas doenças, algumas muito simples e que podem ser seguidas por qualquer pessoa”, frisa.
Confira as dicas: - Higienização frequente das mãos, usando álcool gel ou água e sabão. Com esse procedimento, corta-se a cadeia de transmissão dos micro-organismos envolvidos nessas doenças; - Umidificação e circulação do ar. A permanência prolongada em ambientes fechados e climatizados faz com que o ar fique mais seco, dificultando os mecanismos de defesa das vias respiratórias, além de aumentar a exposição dos presentes a um eventual agente de doenças; - Cuidados com a tosse. Quando espirrar ou tossir, cubra a boca com um lenço; se não estiver disponível, use o braço ou o antebraço para isso. Jogue o lenço no lixo e higienize as mãos depois; - Evite o contato com pessoas que sabidamente estão com alguma doença respiratória; - A vacina da gripe está indicada aos profissio-nais da saúde, especialmente os que se envolvem diretamente com o atendimento de pacientes.
“Tomando esses cuidados, que podem ser seguidos por qualquer pessoa e em qualquer lugar, protegemos nossa saúde e, consequentemente, a saúde daqueles que convivem conosco”, finaliza Dr. Sidnei.
Fonte:
Compartilhe: