Notícias

18/05/2016

Ambulatório 1º de Maio já realizou quatro Mutirões de Saúde neste mês

Compartilhe:

O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio do Hospital Divina Providência realizou, na terça-feira dia 17 de maio, um Mutirão de Saúde na Escola de Saúde Pública (ESP), no bairro Partenon, em Porto Alegre. Ao longo do mês de maio o grupo realizou 783 procedimentos em 268 pessoas nos quatro mutirões já realizados em várias regiões da cidade (veja tabela abaixo).

Na Escola de Saúde Pública, durante o período da manhã, das 8h às 12h, serviços de medição de pressão arterial, glicose (HGT), Auriculoterapia, Reiki, Cromoterapia e orientação homeopática foram oferecidos aos funcionários públicos da escola. Das 13h às 17h, os atendimentos passaram a ser direcionados aos alunos e à comunidade.

A funcionária Maria de Fátima Pereira Matos, de 57 anos, passou pelo Mutirão durante a manhã e foi submetida à Auriculoterapia. De acordo com Maria de Fátima, a menopausa e o aumento de peso foram os fatores determinantes. “Já conhecia o serviço, mas nunca havia experimentado. Gostei de poder aproveitar esta oportunidade”, declarou.

A médica de família e comunidade e homeopata do Ambulatório 1º de Maio, Consuelo D’Avila, também é funcionária pública e trabalha na ESP. Ela foi mentora deste projeto que uniu as duas entidades em prol do Mutirão. “Desde que entrei para o funcionalismo público, lutei para que terapias como a Homeopatia fossem incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas somente após a inclusão da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC), na qual tenho participação ativa, foram possibilitadas ações para oferecer os serviços. Trabalho num lugar e no outro, apenas juntei os dois”, contou a especialista.

Equipe está satisfeita com a adesão da comunidade

A coordenadora da equipe do Ambulatório 1º de Maio, enfermeira Daiane Benites, afirma que o grupo está muito gratificado com a boa adesão do público aos Mutirões de Saúde. “E também porque conseguimos dar conta dos eventos do mês de maio, que é um dos meses mais procurados do ano”, frisa.

Assim, prossegue Daiane, o resultado foi muito satisfatório, uma vez que os Mutirões de Saúde têm como propósito levar as Praticas Integrativas e Complementares (PICs) o mais próximo possível da população. “O intuito é divulgar os benefícios dessas práticas e, assim, fortalecer a Política Pública das PICs, além de dar visibilidade ao Projeto Social da Rede de Saúde Divina Providência”. O Ambulatório 1º de Maio é pioneiro na implantação de um serviço de saúde 100% com praticas alternativas.

Local Dia

Escola Municipal Oscar Pereira 7

- Atendimentos 43

- Procedimentos 119

- Reiki 10

- Auriculoteriapia 23

- Teste de Glicemia 43

- Pressão Arterial 43

Dia das Mães no HDP 13

- Atendemos 55

-Procedimentos 154

-Reiki 36

-Auriculoterapia 44

-Teste de Glicemia 29

-Pressão Arterial 40

-Assistência Nutricional 5

Escola Municipal João Antonio Satte 14

(Parque dos Maias)

- Atendimentos 76

- Procedimentos 189

- Consulta médica homeopata 23

- Auroculoteraía 39

- Teste de Glicemia 58

- Pressão Arterial 69

Escola de Saúde Pública 17

- Atendemos 94

- Procedimentos 321

- Reiki 70

- Auriculoterapia 87

- Teste de Glicemia 61

- Pressão Arterial 91

- Assistência Nutricional 9

- Cromoterapia 2

- Consulta com médica homeopata 1

Conteúdo produzido pela Seiva Agência de Comunicação >>

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação