Notícias

16/05/2016

Gastroenterologista do Divina fala sobre ‘Doenças Inflamatórias Intestinais’ no 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Compartilhe:

O 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica, realizado entre os dias 12 e 14 de maio no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves/RS, contou com a participação do médico mestre em Gastroenterologia e especialista em Endoscopia Digestiva do Hospital Divina Providência, César Al-Alam Elias. O profissional apresentou a palestra ‘Doenças Inflamatórias Intestinais’, dentro do tema central do Congresso, ‘Atualização dos Profissionais para atendimento em Ambulatório’.

Na visão do especialista, as doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa formam o grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais. Estas patologias se caracterizam por acometer, sobretudo, pacientes jovens, entre 20 e 40 anos, e apresentar inflamação crônica do intestino, com períodos de exacerbação e acalmia. De acordo com Dr. César, os principais sintomas são diarreia – quando ocorrem por mais de um mês –, dor abdominal e fezes com sangue e pus. Alguns pacientes podem ter sintomas mais graves, como emagrecimento, desnutrição, anemia e, em alguns casos, há necessidade de internação hospitalar e cirurgia.

“A causa dessas doenças ainda é desconhecida, mas se sabe que alguns fatores genéticos, ambientais e relacionados à imunidade estão em sua origem”, frisa o médico. O diagnóstico correto, nas fases iniciais da doença, é fundamental para o bom resultado dos tratamentos.

Este diagnóstico requer avaliação clínica de profissional especialista e inclui, dentro outros exames, a realização de Colonoscopia, com avaliação direta da mucosa do intestino e realização de biópsias. A doença possui tratamento medicamentoso e eventualmente cirúrgico, que permite cicatrizar o intestino e controlar os sintomas, sempre necessitando acompanhamento médico a longo-prazo.

Conteúdo produzido pela Seiva Agência de Comunicação >>

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação