Notícias

13/05/2016

Hospital estimula higienização das mãos a funcionários e pacientes

Compartilhe:

Fortalecendo as ações de estímulo à higienização das mãos, a Equipe da Emergência do Hospital Divina Providência está promovendo hoje, dia 13 de maio, uma campanha interna para sensibilização dos funcionários e pacientes. A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Taiana Lando, explica que lembretes com a figura de bactérias e frases de incentivo foram distribuídos em locais estratégicos.

Os indicadores de adesão do setor e as orientações para a adequada higiene das mãos foram trabalhados com a equipe multiprofissional. A organização da campanha contou com a dedicação da enfermeira Camila Dewes Porto, responsável pela divulgação dos indicadores da área e ações de melhoria junto à equipe.

Programa de Controle de Infecções teve continuidade em maio

Em continuidade ao programa Capacitações em Controle de Infecção do Hospital Divina Providência, aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, o quadro ‘Higienização das mãos’, ministrado pela coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Taiana Lando, no Auditório Pe. Eduardo Michelis.

De acordo com Taiana, as infecções relacionadas à Assistência à Saúde constituem um problema grave e um grande desafio, exigindo ações efetivas de prevenção e controle pelos serviços de saúde. “Essas infecções ameaçam tanto os pacientes quanto os profissionais e podem acarretar sofrimentos e gastos excessivos para o sistema”, frisa.

As mãos são consideradas as ferramentas principais dos profissionais que atuam nos serviços de saúde. Isso torna a segurança do paciente dependente da higienização cuidadosa e frequente das mãos dos profissionais. “Por isso, é tão importante lavá-las bem e remover sujeiras, suor, células descamativas e os microrganismos aderidos à pele”, explica Taiana.

Para a enfermeira, a higienização deve ocorrer em cinco momentos diferentes. São eles: antes do contato com o paciente; antes da realização do procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após o contato com o paciente e após o contato com as áreas próximas ao paciente.

Outros momentos importantes para realizar a higienização, de acordo com a coordenadora do SCIH, são os seguintes: ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes das refeições, antes e após o preparo de alimentos, antes do preparo e manipulação de medicamentos e após tossir, espirrar ou assoar o nariz.

Conteúdo produzido pela Seiva Agência de Comunicação >>

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação