Notícias
09/05/2016
Planejamento Estratégico da Rede de Saúde Divina Providência é lançado com foco nas melhores práticas de gestão
Compartilhe:
Com a palestra “Desafios e benefícios do trabalho em rede” ministrada pelo professor Márcio Michel, do Unilasalle/ Canoas, foi lançado oficialmente, no dia 8 de abril, o Planejamento Estratégico 2016-2020 da Rede de Saúde Divina Providência. O evento foi realizado no Auditório Casa da Acolhida e contou com lideranças dos hospitais Divina e Independência, de Porto Alegre, São José, de Arroio do Meio, e Santa Isabel, de Progresso, sob a liderança da Irmã Clair Teresinha Agnes, presidente da Sociedade Sulina Divina Providência.
Coordenador da pós-graduação e gestor estratégico do La Salle Business School, o professor Márcio Michel tem experiência como gestor comercial, administrativo e de negócios. “Vim dividir com vocês minha experiência com o trabalho em rede de 32 escolas e 6 universidades”, resumiu. Entre seus ensinamentos lembrou que “o principal objetivo de se trabalhar em rede é gerar valor agregado, criar sinergia e buscar melhores práticas de gestão”. Para isso, segundo Michel, não há modelos prontos. “Não existe fase certa ou errada, elas podem estar misturadas, cabe a cada instituição descobrir seu próprio caminho”.
De acordo com o palestrante, cada unidade da rede continua com sua independência. “Porém, é necessário seguir as diretrizes de um comando central, que serve de fio condutor das ações”, explicou. Michel orientou os gestores para se esforçarem na conquista da adesão dos funcionários. “Sem esse comprometimento, não funciona. É necessário desconstruir a gestão vertical e criar uma horizontal, priorizando o compartilhamento do conhecimento e descentralizando o saber e o poder”, sentenciou. Ainda conforme o professor, conhecimento não se engessa. A gestão deve ser profissionalizada e sistêmica.
O trabalho em rede, além de aumentar a disseminação das ações, proporciona outras importantes vantagens. Entre elas estão: otimização de recursos, acompanhamento mais transparente e contínuo dos processos, troca de experiência entre profissionais e instituições que, potencialmente, se transformam em acúmulo de conhecimento.
Nove projetos já estão sendo executados
A coordenadora de Planejamento do Divina, Olvides Martini, resumiu os principais tópicos do Planejamento Estratégico da Rede, 2016-2020. “O Modelo de Planejamento Estratégico adotado busca estimular o alinhamento, a integração, o compartilhamento e a busca da melhoria contínua das instituições que compõem a Rede, para que, na conjunção de esforços, gere o fortalecimento Institucional”, frisou. Olvides explica que o Plano, estruturado sob as perspectivas do BSC (Balanced Scorecard), possui 16 objetivos estratégicos e 21 projetos que tratam especialmente de ações voltadas à sustentabilidade, humanização para cuidar da vida e da qualificação dos processos.
O advogado Mário Jaegger, assessor jurídico da Sociedade Sulina Divina Providência, que desde o início integra a equipe de elaboração do Planejamento, contou como se iniciou a discussão da ação em rede, em 2012. Posteriormente discorreu sobre o Carisma das Irmãs e enumerou os valores da instituição, que estão embasados na solidariedade e na Fé Cristã. Para finalizar, explicou como está estabelecido o Organograma da Sociedade Sulina Providência que serve de base para o funcionamento da Rede.
O encerramento do evento foi realizado pelo diretor-geral de Operações da Rede, José Clóvis Soares. “O trabalho em rede é necessário, embora os hospitais estejam numa situação estável”, finalizou o diretor, que completou: “Se cada um der o que estiver a seu alcance, teremos para todos”, concluiu.
Conteúdo produzido pela Seiva Agência de Comunicação >>
Fonte:
Compartilhe: