Notícias

09/05/2016

Planejamento Estratégico da Rede de Saúde Divina Providência é lançado com foco nas melhores práticas de gestão

Compartilhe:

Com a palestra “Desafios e benefícios do trabalho em rede” ministrada pelo professor Márcio Michel, do Unilasalle/ Canoas, foi lançado oficialmente, no dia 8 de abril, o Planejamen­to Estratégico 2016-2020 da Rede de Saúde Divina Providência. O evento foi realizado no Auditório Casa da Acolhida e contou com lider­anças dos hospitais Divina e Independência, de Porto Alegre, São José, de Arroio do Meio, e Santa Isabel, de Progresso, sob a liderança da Irmã Clair Teresinha Agnes, presiden­te da Sociedade Sulina Divina Providên­cia.

Coordenador da pós-gradu­ação e gestor estratégico do La Salle Business School, o profes­sor Márcio Michel tem experiência como gestor comercial, administrativo e de negócios. “Vim dividir com vocês minha experiên­cia com o trabalho em rede de 32 escolas e 6 universidades”, resumiu. Entre seus ensinamentos lembrou que “o principal objetivo de se trabalhar em rede é gerar valor agregado, criar sinergia e buscar melhores práticas de gestão”. Para isso, segundo Michel, não há modelos prontos. “Não existe fase certa ou errada, elas podem estar misturadas, cabe a cada instituição descobrir seu próprio caminho”.

De acordo com o palestrante, cada unidade da rede continua com sua independência. “Porém, é necessário seguir as diretrizes de um comando central, que serve de fio condutor das ações”, expli­cou. Michel orientou os gestores para se esforçarem na conquista da adesão dos funcionários. “Sem esse comprometimento, não funciona. É necessário descon­struir a gestão vertical e criar uma horizontal, priorizando o compar­tilhamento do conhecimento e de­scentralizando o saber e o poder”, sentenciou. Ainda conforme o professor, conhecimen­to não se engessa. A gestão deve ser profissionalizada e sistêmica.

O trabalho em rede, além de aumentar a disseminação das ações, proporciona outras importantes vantagens. Entre elas estão: otimização de recursos, acompanhamento mais transparente e contínuo dos processos, troca de experiência entre profissionais e instituições que, potencialmente, se transformam em acúmulo de conhecimento.

Nove projetos já estão sendo executados

A coordenadora de Planejamento do Divina, Olvides Martini, resumiu os principais tópicos do Planejamento Estratégico da Rede, 2016-2020. “O Modelo de Planejamento Estratégico adota­do busca estimular o alinhamento, a integração, o compartilhamento e a busca da melhoria contínua das instituições que compõem a Rede, para que, na conjunção de esforços, gere o for­talecimento Institucional”, frisou. Olvides explica que o Plano, estruturado sob as perspectivas do BSC (Balanced Scorecard), possui 16 objetivos es­tratégicos e 21 projetos que tratam especialmente de ações voltadas à sustentabilidade, human­ização para cuidar da vida e da qualificação dos processos.

O advogado Mário Jaegger, assessor jurídico da Sociedade Sulina Divina Providência, que desde o início integra a equipe de elabo­ração do Planejamento, contou como se ini­ciou a discussão da ação em rede, em 2012. Posteriormente discorreu sobre o Carisma das Irmãs e enumerou os valores da institu­ição, que estão embasados na solidariedade e na Fé Cristã. Para finalizar, explicou como está estabelecido o Organograma da Socie­dade Sulina Providência que serve de base para o funcionamento da Rede.

O encerramento do evento foi realizado pelo diretor-geral de Operações da Rede, José Clóvis Soares. “O trabalho em rede é necessário, embora os hospitais estejam numa situação estável”, finalizou o diretor, que completou: “Se cada um der o que estiver a seu alcance, teremos para todos”, concluiu.

Conteúdo produzido pela Seiva Agência de Comunicação >>

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação