Notícias
05/04/2016
Reforçando valores para uma Cultura de Segurança
Compartilhe:
O Núcleo de Qualidade do Hospital realizou, nos dias 28 e 29 de março, treinamento com funcionários de vários setores, visando aprimorar a “Cultura da Segurança. O gestor de risco, enfermeiro Alex Pereira, explica que a revisão dos conteúdos tem como objetivo reforçar os valores, experiências, atitudes e práticas seguras para os colaboradores. “Fortalecer o compromisso em discutir e aprender com os erros, identificar proativamente as ameaças latentes e a incorporação de um sistema não punitivo para o relato e análise dos eventos adversos”, estão entre as metas.
Ainda conforme Alex, segurança do paciente é um componente fundamental da qualidade dos cuidados com saúde. O Divina se esforça continuamente em busca de melhorias. “Há um reconhecimento crescente sobre a importância de uma cultura de segurança do paciente”, comemora. Conforme o enfermeiro, alcançar esta meta requer um entendimento de valores, crenças e normas sobre o que é importante em uma instituição e que atitudes e comportamentos relacionados à segurança do paciente são esperados.
O maior desafio em um movimento para um sistema de saúde seguro é, muitas vezes, cultural. “Uma cultura de culpa em que os erros são vistos apenas como fracassos pessoais, deve ser substituída por uma cultura em que os erros sejam encarados como oportunidades de melhorar o sistema”, conclui Alex.
Fonte:
Compartilhe: