Notícias
10/03/2016
Divina Providência, IDR e Shopping Praia de Belas estimulam a prevenção de doenças renais na infância
Compartilhe:
“As doenças renais são inicialmente silenciosas. Quando os sintomas aparecem, o estágio já pode estar avançado”. A explicação é da nefrologista do Instituto de Doenças Renais (IDR) do Hospital Divina Providência, Dra. Ximene Bartmann, justificando o tema da Semana Mundial do Rim de 2016, reforça a necessidade de antecipar os cuidados: ‘A prevenção começa na infância’.
Uma ação, promovida pelo IDR, em parceria com o Hospital Divina Providência e o Shopping Praia de Belas, está sendo realizada das 10h às 22h de hoje, em frente ao supermercado, no 1º andar do shopping. A ação atende ao público para exames de pressão arterial, glicose e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de um bate-papo com nutricionista e médicos.
Para o público a ação tem sido interessante. Claudia Midon, 48 anos, que trabalha no complexo do shopping parou para fazer os procedimentos básicos de verificação de pressão, pesagem e medição de glicose, mesmo sem histórico de doenças. “Eu faço exames com frequência, mas tem gente que não faz nunca. Ações como esta chamam atenção do público e incentivam os cuidados com a saúde”, disse.
“40% das pessoas em tratamento de doenças renais são diabéticas”
O serviço é gratuito e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável e outras dicas para a prevenção de doenças renais, comuns entre jovens e adultos. De acordo com o nefrologista, também no Instituto de Doenças Renais, Dr. Dirceu Reis da Silva, 40% das pessoas em tratamento de doenças renais são diabéticas, e 30% dos diabéticos desenvolverão doenças renais ao longo da vida. Portanto, estes devem dar uma atenção maior aos cuidados, bem como os hipertensos, ambos fatores de risco.
Da esquerda para a direira, o diretor de Relações Institucionais do Divina, Dr. Sérgio Frederes; o diretor administrativo, Robson Morales; o diretor do IDR, Dr. Fernando Tomé; o diretor-técnico do Divina, Dr. Fernando Fernandes; e o também diretor do IDR, Dr. Elvino Barros.
“O quanto antes for o diagnóstico, melhor. Os exames são simples de fazer e estão disponíveis nas redes públicas e privadas, que são o exame de urina e de creatinina no sangue”, explicou Dr. Dirceu. A nutricionista do IDR, Adaiane Calegari, alertou sobre o consumo de gorduras e sódio. “O sal é o carro-chefe. Evitar ingeri-lo previne inúmeras doenças, inclusive as doenças renais”, declarou.
Fonte:
Compartilhe: