Notícias
09/03/2016
Dia Mundial do Rim alerta para a necessidade da prevenção de doenças na infância
Compartilhe:
Uma parceria entre o Hospital Divina Providência, o Instituto de Doenças Renais (IDR) e o Shopping Praia de Belas promoverá, amanhã, quinta-feira dia 10 de março, das 10h às 22h, uma ação para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção. Este ano o tema escolhido para a camoanha é “A prevenção começa na infância”, um alerta aos cuidados com a saúde, à importância de uma alimentação saudável, à prática de exercícios físicos, ao combate ao sedentarismo, ao sobrepeso, à obesidade e ao uso abusivo e prolongado de substâncias com efeito tóxico.
O evento acontecerá no 1º andar do Shopping Praia de Belas, em frente ao supermercado, durante o horário integral de funcionamento. Do shopping. Profissionais das equipes multidisciplinares do IDR e do Divina participarão da ação, que também contará com a presença de alguns de seus diretores. O Dia Mundial do Rim tem como proposta principal chamar atenção para as doenças renais, tais como as enfermidades crônicas, cada vez mais comuns em todo mundo.
Na ação de amanhã serão distribuídos folders sobre doenças renais e haverá a presença de uma equipe multidisciplinar de saúde que fará a medição de glicemia e pressão arterial, dará orientações nutricionais e fará esclarecimentos sobre o tema, visando à prevenção e o diagnóstico precoce das doenças renais. O será integrado por um médico e uma enfermeira nefrologista, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga.
Atualmente, 10% da população pode ter alterações renais. As mais comuns são cálculos renais, infecções urinárias, doenças renais causadas pela hipertensão, diabetes e uso crônico e abusivo de anti-inflamatórios, além das nefrites – inflamações renais de causa imunológica – e das doenças hereditárias. Medidas simples como as citadas podem evitar o desenvolvimento de hipertensão arterial e o diabetes, doenças que têm consequências diretas no funcionamento dos rins. Em pessoas predispostas a doenças renais – ou seja, com alteração de exames laboratoriais simples, como a Creatinina e o Exame Comum de Urina – há a recomendação de se evitar o excesso de sal e de proteínas.
Uma curiosidade é que, pessoas com doença renal grave – que fazem diálise ou estão em risco iminente de fazê-la – não devem comer carambola, uma fruta com possibilidades de causar quadros neurológicos tóxicos e potencialmente fatais.
Fonte:
Compartilhe: