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22/10/2015
Hospitais Divina Providência e Independência iniciam processos visando à Acreditação ONA
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Os hospitais Divina Providência e Independência, instituições da Rede Divina Providência em Porto Alegre, começaram, no início de outubro, um processo de avaliação com o intuito de obter a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Nos dias 5, 6 e 7 deste mês, as instituições receberam a visita da enfermeira e administradora, Rosa Leda Bellini, que é avaliadora do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – Health Services Accreditation – e sua equipe de São Paulo. “O que buscamos nas instituições é o melhor desfecho para o paciente”, resumiu.
O diretor de Relações Institucionais do Divina, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes, explica que o interesse das instituições hospitalares por obterem a acreditação de qualidade na assistência é crescente. “As metodologias aplicadas direcionam para as melhores práticas fazendo com que todas as áreas, tanto administrativas quanto assistenciais, procurem seguir o que existe de mais moderno e inovador, agregando valor nas questões de acolhimento, segurança nos processos assistenciais e resultados ao paciente, em todos os sentidos”, frisa.
Ainda conforme Dr. Frederes, o paciente deve ter a seu dispor os melhores protocolos médicos e de assistência disponíveis, bem como os mais avançados processos, desde a entrada até a sua saída da instituição. O diretor conclui dizendo que, do ponto de vista das instituições, é interessante porque os manuais de acreditação dão um norte à gestão em busca de melhores resultados. “As acreditações vieram para ficar e passarão também a balizar a economia deste setor”, finaliza Dr. Frederes.
Diagnóstico busca aprimorar a gestão
De acordo com o analista de negócios sênior, enfermeiro Murilo Graeff, o diagnóstico consiste em uma análise que demonstra os pontos fortes e os que precisam melhorar nas instituições, objetivando aumentar a segurança e a qualidade dos serviços. “Esse diagnóstico é o primeiro passo para a acreditação, sendo essencial o empenho de todos os funcionários para conhecerem as oportunidades de melhoria e aprimorar a gestão”, pondera.
Murilo acrescenta que, tanto no Divina quanto no Independência, a equipe avaliadora deixou um relatório de ações a serem desenvolvidos nos próximos meses para o processo de melhoria contínua. “A acreditação é um instrumento de aferição da gestão da qualidade, que confere a todos – convênios, médicos e pacientes – a confiança de ingressar na instituição, apresentando concordância com padrões determinados de segurança e qualidade no atendimento ao paciente”.
Níveis da Acreditação
Um
Nos padrões do Nível 1 ou Acreditado, a avaliação tem foco na segurança do paciente. A segurança será garantida na manutenção da estrutura dos processos, através de políticas institucionais para garantia da estrutura física, de pessoal, de materiais e equipamentos, fluxos e processos de trabalho – protocolos clínicos –, qualidade dos registros e a sustentação de uma cultura para qualidade e segurança.
Dois
O Nível 2 ou Acreditado Pleno analisa cuidadosamente o processo da assistência. A garantia do desenho através da interação entre todos os processos envolvidos no cuidado.
Três
O Nível 3 ou Acreditado com Excelência, amplia a avaliação para o entendimento do uso das informações para tomada de decisão. Analisa os resultados e o impacto das intervenções na população atendida. Ajusta os resultados ao perfil epidemiológico.
Fonte: http://www.iqg.com.br
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