Notícias

02/10/2015

Ambulatório 1º de maio completa 15 anos e comemora com os funcionários do Divina

Compartilhe:

O aniversário de 15 anos do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio será comemorado junto com os funcionários do Hospital Divina Providência, nesta segunda-feira, dia 5 de outubro. Conforme a coordenadora do Ambulatório, a assistente social Nelci Tolotti, as duas equipes se unirão para realizar uma ação de saúde, das 9h às 17h. As inscrições serão realizadas em frente ao cartão ponto, no dia do evento. Mais informações para as terapias podem ser adquiridas diretamente no setor de Enfermagem do Trabalho.Em 15 anos o projeto atendeu 157.778 pessoas e realizou 376.935 procedimentos

Projeto inicial visava à assistência à saúde

Nelci explica que a ideia de criação do Ambulatório teve início a partir de reflexões e planejamentos realizados pelas Irmãs da Divina Providência, em Assembleia Geral Provincial, em 1997. O projeto buscava atrair formas concretas de integração social com a comunidade. Por isso foi desenvolvido o Programa de Saúde Comunitária, com o Centro de Educação e Assistência de Meninas e Meninos (CENEAMM), na Vila 1º De Maio, localizada no bairro Cascata, em Porto Alegre.

“O objetivo inicial visava dar atenção principalmente à assistência à saúde e a orientações nutricionais”, frisa a coordenadora. Em 5 de outubro 2000, o projeto consolidou-se em decorrência do interesse e da procura da comunidade e das escolas locais. Desta forma, os objetivos e as ações foram ampliados para assistência educativa e preventiva e passaram a incluir tratamento natural com pomadas e xaropes.

Gradativamente, conta Nelci, foram acrescidas as Terapias Integrativas e Complementares regulamentadas pelo Ministério da Saúde, através das Portarias 971/GM, de 3 de maio de 2006-PNPIC, e nº 154, que incentivaram a modalidade em todo país.

Trabalho tem reconhecimento nacional

Em 15 anos de Projeto, foram 157.778 pessoas atendidas e 376.935 procedimentos realizados

Atualmente, o Ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar com terapeutas holísticos, nutricionista, médica homeopata, enfermeira, assistente social, técnicos de enfermagem, secretária e auxiliar de higienização. A coordenadora informa que o projeto alcançou uma visibilidade importante em nível nacional, sendo apresentado em forma de painel em Brasília, na III Mostra Nacional do Programa de Saúde da Família, em 2008. Em 2009, recebeu o troféu Top Cidadania pela ABRH Estadual. Em 2010, recebeu o troféu Top Ser Humano Oswaldo Checcia, pela ABRH Nacional, e ficou em 1º lugar na modalidade Sustentável e Responsabilidade Social. Em 2011, novamente recebeu o troféu Top Cidadania pela ABRH Estadual, através dos Mutirões de Saúde.

Outros prêmios conquistados fora: Selo de Fornecedor Consciente, recebido do Instituto de Fornecedor Consciente IDF, em 2009, 2011 e 2012, com 1º lugar na votação na Internet; e Prêmio KOKHMAHÁ (sabedoria), recebido em março de 2013, no 8º Encontro Estadual de Terapeutas e Profissionais Holísticos.

A importância das Irmãs da Divina Providência

Nestes 15 anos de existência, a iniciativa e a atuação das Irmãs da Divina Providência foram de extrema importância para o sucesso do projeto: “Desde o princípio, elas cuidam da saúde da população em todo o entorno social”, relata Nelci.

A população dá a resposta continuamente, participando de forma corresponsável e viabilizando sempre mais a credibilidade e a visibilidade do projeto. As Irmãs, a equipe de profissionais, os voluntários e a população constroem juntos todas estas ações que promovem a qualidade de vida e o exercício da cidadania. As premiações são o resultado de múltiplos esforços da instituição por disponibilizar e investir recursos que garantem ações qualificadas à saúde.

“Mas, o maior prêmio, na verdade, é a garantia da saúde da população e a concretização da missão de Jesus Cristo: ‘Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância’. (Jo,10,10)

Fonte: Texto: Bianca Fazollo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação