Notícias

12/09/2015

O atendimento humano vem antes da tecnologia

Compartilhe:

‘Fazer mais não necessariamente significa fazer melhor’. O tema foi apresentado pelo médico italiano, o cardiologista Marco Bobbio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis no Hospital Divina Providência, às 17h desta sexta-feira, dia 11 de setembro. O diretor-técnico da instituição Dr. Fernando Fernandes deu as boas vindas ao palestrante que se manifestou em Inglês e contou com a colaboração do Dr. Guilherme Barcellos, do Programa de Medicina Interna do Divina, na tradução para o Português.

O evento também teve o prestígio da diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, da diretora-Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, da coordenadora de Planejamento, Olvides Martini, e de dezenas de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde.

O diretor-técnico do Divina, Dr. Fernando Fernandes (E), com o Dr. Bobbio, ao Centro, e um grupo de médicos do Hospital

Dr. Bobbio defende a importância de uma Medicina menos invasiva, que respeite a opinião do paciente e que evite exames e medicações desnecessários, sem respaldo científico. Propõe uma mudança no conceito de saúde, doença e tratamento para que todos possam refletir mais criticamente sobre os tratamentos que prolongam a vida, mas que frequentemente pioram sua qualidade.

O professor Dr. Marco Bobbio nasceu na Itália em1951. É médico é cirurgião especializado em doenças cardiovasculares e estatística médica. Filho do consagrado filósofo Norberto Bobbio, atuou como pesquisador no Cedars Sinai Medi Cal Center e VA Long Beach Medical Center. Foi professor da Escola de Especialização em Cardiologia da Universidade de Turim, ministrou cursos de Cardiologia e estatística médica, atuou como professor adjunto da Universidade de Ferrara.

Atualmente é o diretor UOC de cardiologia do Hospital Santa Croce e Carle, em Cuneo/Itália. Informações são da Bamboo Editorial, que publicou no Brasil o livro “O Doente Imaginado”, de autoria do Dr. Marco Bobbio.

Mais informações sobre o tema podem ser encontradas na página: www.slowmedicine.it.

Fonte: Texto e fotos: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação