Notícias
04/08/2015
Radiologia intervencionista revoluciona o tratamento de doenças complexas
Compartilhe:
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e o setor de Hemodinâmica do Divina Providência também passaram a contar, em 2015, com os serviços especializados dos radiologistas intervencionistas Eduardo Medronha e Enio Ziemieck Júnior (foto).
Dr. Medronha explica que a Radiologia Intervencionista é uma área da Medicina que realiza procedimentos minimamente invasivos, guiados por métodos de imagem – ultrassonografia, tomografia, RX. “A especialidade está em rápida expansão, revolucionando a forma como algumas das doenças mais complexas do mundo são tratadas”, frisa o médico. O especialista acrescenta que os procedimentos são realizados por meio de uma pequena punção na pele (sem cortes), com a introdução de cateteres ou agulhas, na maioria das vezes realizados sob sedação, sem a necessidade da anestesia geral, o que torna o tratamento mais adequado para os pacientes mais debilitados.
Dr. Medronha conta que a especialidade tem como características ser pouco invasiva, eficaz, inovadora, segura e extremamente versátil, atuando em diversas áreas: oncologia, vascular, ginecologia, entre outras. “Tratamentos minimamente invasivos permitem que os pacientes se recuperem mais rapidamente, muitas vezes sem a necessidade de internação hospitalar, retornando logo às suas atividades”, relata.
Ainda conforme o médico, atualmente a principal atuação é no auxilio aos oncologistas no tratamento de pacientes com câncer, através de quimioembolização transcateter, biópsias de neoplasias ou drenagens, além de embolizações – que são obstruções de artérias ou veias – para conter sangramentos ou redução de lesões benignas como miomas. “O profissional capacitado para realizar procedimentos intervencionistas é o Radiologista Intervencionista que deve ter Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, ligada ao Colégio Brasileiro de Radiologia”, finaliza.
Fonte:
Compartilhe: