Notícias

26/05/2015

XI Semana Científica: como devolver a saúde às pessoas

Compartilhe:

A professora Kátia Magni (de pé na foto), da empresa 3UP Talentos, que é especialista em coach, foi a primeira palestrante da tarde no segundo dia da XI Semana Científica do Divina. Kátia, que é pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas, abordou o tema “Corresponsabilidade pela vida e pela auto-sustentação da Instituição”. Sempre pensando no bom atendimento ao paciente, a professora orientou os presentes sobre como organizar o cérebro para que ele aprenda a transformar o ambiente hospitalar, que é naturalmente tenso, em um local de trabalho harmonioso que devolve a saúde às pessoas.

Kátia salientou que cada pessoa precisa focar nas atitudes que a aproxima das outras, sejam colegas ou pacientes. “Olhando olho no olho, sendo imparciais, passando segurança e ao mesmo tempo dando autonomia aos interlocutores, criamos condições para um trabalho integrado e, consequentemente, a condição propícia para a recuperação da saúde”, resumiu. A especialista defende que a primeira coisa que devemos fazer é evitar atitudes que nos afastem dos outros. “Trazendo incertezas, focando nos problemas e postergando decisões, não contribuímos para aproximar positivamente as pessoas”, frisou.

O diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes (ao microfone), deu às boas-vindas à professora Kátia Magni

Kátia aconselhou que cada um enumerasse os seus propósitos na vida, ou seja, que todos estabelecessem suas metas. “Temos que compeender que as escolhas são nossas. Portanto, precisamos aprender a dizer não e atuar de forma organizada”. Conforme a especialista, é muito comum o retrabalho por causa da desorganização. Por isso, é fundamental o planejamento e a preparação contínua.

‘Saúde não tem preço, mas tem custo’

O gerente médico da Emergência do Hospital Divina Providência, Dr. Maurício Menna Barreto (foto abaixo), fez a segunda palestra da tarde desta terça-feira, dia 26 de maio, e abordou o tema ‘Saúde não tem preço, mas tem custo’, dentro da Mesa Redonda sobre “Organização”. O objetivo principal da discussão foi instigar os profissionais de saúde a repararem em suas rotinas, o que está sendo realizado corretamente e quais são as melhorias que cada um pode trazer para melhor atender os pacientes e seus familiares.

Durante a apresentação Dr. Maurício explicou detalhadamente os significados e as diferenças entre preço e custo e demonstrou a ordem, representados no desenho de uma árvore, dos fatores responsáveis pela perfeita sucessão de funções e serviços no Hospital. Desta forma, cada espectador teve oportunidade de dar-se conta de sua importância e da responsabilidade que possui no ambiente de trabalho.

Também foram abordados temas procedentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Suplementar para esclarecer a situação da saúde no Brasil perante outras federações.O envelhecimento humano foi discutido como um fator que contribui para tratamentos mais caros, bem como a tecnologia avançada no aumento do preço dos medicamentos.

Levando em consideração os cortes de gastos dos governos na saúde, as sugestões do médico estão na diminuição do desperdício; na tecnologia da informação; na integração entre a gestão de saúde dos municípios, Estado e União; no treinamento e remuneração dos profissionais de saúde; na adoção de tecnologias com foco na prevenção e na gestão ativa dos pacientes crônicos.

Dr. Maurício também citou a importância da participação dos pacientes, que precisam estar informados sobre quaisquer dúvidas referentes ao seu estado de saúde e ao funcionamento das regras e rotinas hospitalares. Por fim, o médico deixou a seguinte mensagem: “Saúde pode ter custo, mas a vida não tem preço”.

A advogada Daniela Lutzky, do escritório Jaeger Advogados Associados, encerrou as palestras do dia falando sobre os aspectos jurídicos. Salientou os pontos a serem observados por todos para preservar a saúde do paciente e, ao mesmo tempo, prevenir demandas judiciais.

"Comprometimento com a capacidade técnica e humana"

Amanhã, quarta-feira, dia 27, a XI Semana Científica terá continuidade, às 14h, com a professora do Unilasalle, Maria de Lourdes Borges, que trará o valor ‘Socialização do conhecimento’ com a palestra ‘Comprometimento com a capacitação técnica e humana’.

A partir das 14h45, haverá outras três apresentações. A primeira será ministrada pelo gerente médico do CTI Adulto do Divina, Dr. Willian Dalpra, que palestrará sobre o tema ‘Compartilhamento do conhecimento’. Em seguida, o coordenador de Recursos Humanos, Glademir Bastians, abordará o tema ‘Desenvolvimento de pessoas’ e, por fim, a coordenadora Assistencial do CTI Adulto, Marilene Bock, falará sobre o tema ‘Capacitação e pesquisa na área assistencial’.

Uma Missa de Ação de Graças será celebrada no dia 28 de maio, às 13h30min. O evento, que irá até o dia 29, faz parte das comemorações dos 46 anos da Instituição. No último dia, haverá almoço festivo e, após, representantes do Divina e dos hospitais Independência, de Porto Alegre, São José, de Arroio do Meio, e Santa Isabel, de Progresso – que integram a Rede de Saúde Divina Providência –, abordarão o tema “Trabalhando em Rede”.

Fonte: Textos e fotos: Adelar de Oliveira e Bianca Fazollo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação