Notícias
25/05/2015
XI Semana Científica do Divina inicia com casa cheia
Compartilhe:
“Postura permanente de ajuda ao próximo, no sentir e no agir” foi a primeira palestra de 2015 da XI Semana Científica do Hospital Divina Providência, iniciada hoje, dia 25 de maio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A painelista foi a diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski(foto), que destacou a necessidade das pessoas evoluírem a partir da mudança interior de cada um. “Quando se serve a Deus, se ajuda ao próximo”, resumiu. A abertura da Semana foi conduzida pela diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis.
“Em nome da comunidade hospitalar, saúdo e acolho todos os presentes. Em especial os colegas da Direção e da Equipe Científica que se empenharam na concretização deste evento”, saudou Irmã Ilani. A religiosa parabenizou os profissionais da Enfermagem pelo transcurso da Semana da Enfermagem – que foi de 12 a 20 de maio –, incluindo os demais funcionários: “Culminando com o aniversário dos 46 anos do nosso Hospital Divina Providência, a ser comemorado dia 30 do mês em curso”.
A diretora Assistencial disse que a instituição tem muitos motivos para celebrar e agradecer a proteção Divina “que sempre nos amparou”. Irmã Ilani afirmou que atualmente precisa-se de pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas, capazes de sonhar, sem medo. “Tão idealistas que os transformem em metas e tão práticas que sejam capazes de tornar suas metas realidades”. A religiosa disse que, mais do que nunca, precisa-se de pessoas com coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados. “Sem medo de errar. Que saibam admirar coisas e liderar pessoas.”
Irmã Ilani afirmou que a liderança e o reconhecimento alcançados junto aos clientes e ao mercado estão alicerçados em princípios e valores disseminados e praticados no dia a dia da instituição. “Entendemos, também, que é fundamental que tenhamos a qualidade e a segurança como base para o cuidar.” Não se pode esquecer, prosseguiu a diretora Assistencial, de outros pilares que sustentam a trajetória do Divina na busca do reconhecimento, da capacidade e da importância de todos os envolvidos nos processos, “para que, através do presente, nos ajudem a construir o futuro. Nenhuma organização de saúde estará pronta até ser capaz de acolher ao próximo, atendendo suas reais necessidades de cuidado”, frisou.
A diretora Assistencial prosseguiu dizendo que é preciso ser sinal da Providência Divina. “Em Mt 6, 24, a Bíblia nos convida a aprender com os pássaros do céu a mudança de atitude: a ser itinerante – mudar quando for preciso–, a voar, a sair, a buscar, a ultrapassar fronteiras, a arriscar (sair de nossa zona de conforto, ir além do que planejamos), superar a nós mesmos”.
Para concluir, Irmã Ilani citou um trecho da poetisa Cora Carolina: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, amor que promove”, concluiu.
Solidariedade no Contexto Assistencial
Às 14h45min, a psicóloga da instituição, Irmã Janete Maders, falou sobre “Solidariedade no contexto Institucional”. Na sequência, o Pe. Claudionir Cerion, da Comunidade da Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, palestrou sobre “Solidariedade e a espiritualidade”. Para encerrar o primeiro dia da XI Semana Científica a assistente social do Instituto de Doenças Renais do Divina (IDR), Elisane Driwoski, abordou “A visão da Assistência Social”.
Uma Missa de Ação de Graças será celebrada no dia 28 de maio, às 13h30min. O evento, que irá até o dia 29, faz parte das comemorações dos 46 anos da Instituição. No último dia, haverá almoço festivo e, após, representantes do Divina e dos hospitais Independência, de Porto Alegre, São José, de Arroio do Meio, e Santa Isabel, de Progresso – que integram a Rede de Saúde Divina Providência –, abordarão o tema “Trabalhando em Rede”.
Fonte: Texto: Adelar de Oliveira Fotos: Bianca Fazollo
Compartilhe: