Notícias
10/03/2015
Sociedade Sulina Divina Providência prestigia posse do novo secretário da Saúde de Porto Alegre
Compartilhe:
A Direção do Hospital Divina Providência prestigiou a posse do novo secretário da Saúde de Porto Alegre, o odontologista Fernando Ritter, na tarde desta segunda-feira, dia 9 de março. O grupo, que também representou a Sociedade Sulina Divina Providência, esteve integrado pela diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, o diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, o diretor Administrativo, Robson Molares, e o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes. O Hospital Independência, que também é gerido pela Sociedade Sulina Divina Providência, foi representado pelo diretor Executivo, José Clóvis Soares e pelo diretor Técnico, Dr. Angelo Chaves..
Da esquerda para a direita: Dr. Fernando Fernandes; Robson Molares; Dr. Sérgio Albuquerque Frederes, o secretário Fernando Ritter, e a Irmã Maria Eloni Coczenski
Fernando Ritter entra com o propósito de qualificar a área da saúde
A qualificação da rede integrada de atenção básica à Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram destaque na tarde desta segunda-feira, durante a posse do novo secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Funcionário do quadro da SMS, Ritter, cujo nome foi anunciado pelo prefeito José Fortunati no último dia 2, assumiu a pasta destacando Porto Alegre como referência na área, mas com o comprometimento de que a gestão deve avançar. O prefeito também deu posse à secretária substituta, Fátima Ali, e ao gestor do Fundo Municipal de Saúde, Alcindo Pavan.
O novo dirigente coordenou as áreas de Atenção Primária e de Saúde Bucal do município na última gestão e, como vice-presidente do Instituto Municipal de Saúde da Família (Imesf), ajudou a implantá-lo na cidade. A atuação de Ritter à frente do instituto foi destacada pelo prefeito Fortunati, assim como sua defesa ao SUS. “Avançamos muito com o Imesf e na atenção à saúde bucal, principalmente nos bairros periféricos. Precisamos qualificar ainda mais, sobretudo, no fortalecimento do SUS, do qual sou um intransigente defensor”, disse o prefeito José Fortunati.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, da procuradora-geral do município, Cristiane da Costa Nery, do ex-secretário Carlos Casartelli, do secretário-adjunto da Saúde, Jorge Cuty, da vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mirtha Zenker, dos diretores do Hospital de Pronto Socorro, Elisabeth Collares, e do Presidente Vargas, Marcos Slompo, do chefe do Denasus do Ministério da Saúde, Stênio Rodrigues, do presidente da Federação das Santas Casas, Julio de Mattos, e da presidente do Imesf, Marcelina Ceolin, além de superintendentes e diretores de diversos conselhos, sindicatos, hospitais e instituições de ensino da Capital.
Fernando Ritter – É funcionário do quadro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e coordena a Atenção Primária do município. Foi vice-presidente do Instituto Municipal de Saúde da Família (Imesf), que ajudou a implantar na cidade, e também coordenou a Área Técnica de Saúde Bucal. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 2002, é mestre em Epidemiologia com ênfase na Atenção Primária em Saúde, pela mesma instituição. Fez aperfeiçoamento especializado pela Residência Integrada em Saúde Coletiva: Atenção Básica do Centro de Saúde Escola Murialdo, em 2004. Também é especialista em Saúde Pública (sanitarista), pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fiocruz. Pelo Conselho Federal de Odontologia, se especializou em Saúde Coletiva. Foi conselheiro tanto no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre como no Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Atuou como tutor e professor em diversas instituições de ensino da área da saúde, entre elas a Escola de Saúde Pública do RS e a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É doutorando em Saúde Bucal Coletiva pela Ufrgs.
Secretária substituta Fátima Ali – A atual coordenadora de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde é graduada em Enfermagem pela Unisinos (1985). Servidora de carreira desde 2000, já trabalhou no Instituto de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no Hospital São Lucas (PUCRS). É especialista em Saúde Pública pela Ufrgs. Também possui especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo), e em Gestão Clínica e Saúde Baseada em Evidências, pela mesma instituição.
Gestor do Fundo Municipal de Saúde, Alcindo Pavan – Funcionário de carreira da Secretaria Estadual da Fazenda, atualmente trabalha na prestação de contas da Secretaria da Saúde do Estado. Foi diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde de 2011 a 2013. Formado em Ciências Contábeis (1986) e Ciências Atuariais (1989) pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), iniciou a carreira no Banco Sulbrasileiro (Meridional), onde trabalhou durante 20 anos. Tem pós-graduação em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas, em Metodologia do Ensino pela Ufrgs e em Gestão Fazendária pela PUCRS. Também já atuou como chefe de gabinete da presidência da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). (Caren Mello, Assessoria SMS).
Fonte:
Compartilhe: