Notícias

09/03/2015

Linhas de cuidado nortearão o Planejamento Estratégico do Divina Providência no quinquênio 2015/2019

Compartilhe:

A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na manhã de hoje às lideranças da instituição, o seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2019, que tem como norte a “Transformação”. A diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, que falou na abertura do evento, disse que esse é um momento muito importante para cada um se deixar transformar. “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos”, considerou.

Ao longo da manhã, a coordenadora de Planejamento, Olvides Martini, alternou as explicações sobre o trabalho apresentado com a coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, o diretor Administrativo, Robson Morales, o diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Frederes e o gerente da CTI Adulto, Dr. Willian Dalpra.

“Nosso Horizonte é Jesus Cristo!”

A Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, deu sequência à abordagem do tema salientando que o Hospital, que tem como Missão cuidar dos doentes, é uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência. “Portanto, nossa atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano e resumimos assim: Nosso horizonte é Jesus Cristo! Como suas discípulas, escolhemos viver a profecia: tecendo relações em movimento, ultrapassando fronteiras, defendendo o cuidado da vida. Somos sinais da Providência Divina".

Na sequência, Dr. Wilian apresentou as linhas de cuidados, que servirão de norte que o Hospital seguir nos próximos anos. “A instituição instalará planos de cuidados multidisciplinares, envolvendo todos os funcionários. Essas linhas são projetadas para apoiar a gestão clínica, gestão de recursos clínicos e não-clínicos do Hospital. Cada área terá sua autossustentabilidade dentro de um todo”, resumiu. Dr. Wilian destacou a importância do papel dos médicos nesse novo contexto, e falou sobre as mudanças que deverão ser adotadas por eles.

“É importante que o médico saiba para quem e, principalmente, porque está trabalhando no Hospital. O médico precisa entender as diferentes atividades exercidas dentro da instituição”. Segundo Dr. Wilian, cabe ao médico estabelecer diálogos com as diversas áreas, construindo e executando, com protagonismo, o novo Planejamento.

Líderes transformadores

A diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, apresentou o conceito de Assistência Humanizada, um dos pilares do Planejamento. “Quanto mais humanizada nossa Assistência, mais humanos seremos”. Para Irmã Ilani a direção e os funcionários são diariamente desafiados a serem líderes transformadores na Assistência.” A religiosa acredita que todos são instigados a buscar atualização de conhecimento técnico-científico para serem aplicados com excelência.

O diretor Administrativo, Robson Morales, explicou que o Hospital quer ser o melhor do Estado. “Buscamos essa meta e caminhamos passo a passo, com os pés no chão”. Robson argumentou que a instituição busca a sustentabilidade, através da qualidade da assistência, da segurança do paciente e da humanização, acrescentando que a direção correta é mais importante que a velocidade.

O novo diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Frederes, mostrou a formação do Comitê Gestor, recém-criado, onde ele é o novo integrante. Também participam do Comitê os demais diretores já citados. Dr. Frederes destacou que “o Planejamento começa pela liderança para que cada um possa passar para sua equipe esses conhecimentos”.

O diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, finalizou a apresentação também abordando as linhas de cuidados. “Devemos, cada vez mais, nos preocupar com a saúde integral do paciente. Desde o instante em que ele entra no estacionamento até o momento em que ele volta para o consultório do seu médico ou vai para casa”, resumiu. E para isso, concluiu Dr. Fernando, cada área deverá fazer o seu plano de necessidades para cumprir a risca a sua parte.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação