Notícias
06/03/2015
Verão exige cuidados redobrados com a alimentação
Compartilhe:
As altas temperaturas, constantes neste período do ano, que ainda permanecem até o final de março, favorecem o desenvolvimento de bactérias em alimentos mal acondicionados e manipulados sem as condições de higiene adequadas. Segundo a coordenadora do setor de Nutrição, Veridiana Maffassiolli, o verão é a estação do ano mais propensa a casos de intoxicação alimentar. “O consumidor deve ficar atento e obser var os princípios básicos de higiene, tanto no preparo caseiro quanto na alimentação fora de casa”, ressalta.
Veridiana explica que, neste período, as responsáveis pelo cardápio dos pacientes e funcionários do Hospital buscam a maior variedade possível de verduras e frutas da estação. “Evitamos preparações pesadas que contenham maionese e molhos encorpados, que dificultam a digestão, causam mal-estar e cansaço ao longo do dia”, conclui.
Dicas que podem evitar intoxicação alimentar:
- Descongelar alimentos dentro da geladeira e não à temperatura ambiente, como muitas pessoas fazem para acelerar o processo de degelo;
- Lavar as mãos sempre que for preparar ou consumir alimentos, após manipular dinheiro e usar o banheiro;
- Em restaurantes, bares e lanchonetes, observar a limpeza do local, prestar atenção na organização e higiene do ambiente e dos atendentes (cabelos presos, unhas aparadas e vestimentas limpas).
- Evitar o consumo de alimentos em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e produtos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem grandes potenciais de contaminação por meio dos molhos e cremes;
- O gelo adicionado às bebidas deve estar na embalagem original do fabricante;
- As comidas de bufê, para o consumo imediato, devem ser conservadas bem quentes (acima de 65°C) ou bem frias (inferior a 5°C). Alimentos gelados devem estar gelados, já os que assaram por processo de cozimento devem estar inteiramente cozidos, sem pedaços crus. Verifique o cheiro e o gosto e, na dúvida, não consuma.
- Ao comprar alimentos embalados, verifique se se encontram dentro do prazo de validade e se a embalagem está em perfeitas condições;
- Redobre a atenção ao consumo de água e modere o consumo de bebidas alcoólicas, que além de ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação. Prefira água, suco de frutas, sorvete de frutas e a água de coco.
Fonte:
Compartilhe: