Notícias

27/02/2015

Participação e vivência na celebração de encerramento do Capitulo Geral da Congregação

Compartilhe:

Na Celebração de Encerramento do 28º Capítulo Geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência, em Curitiba, no último dia 31 de janeiro, muitas religiosas, leigos e leigas participaram deste significativo acontecimento. As Irmãs capitulares delegadas vieram da Europa – Alemanha e Holanda –, da Ásia, – Indonésia. África – Malawi (foto) e Moçambique – e, da América do Sul, – Bolívia e Brasil.

Após avaliações, estudos e aprofundamento de temas, foram tomadas várias decisões e formulado um novo horizonte para todas as Irmãs da Congregação.

Horizonte

"Nosso horizonte é Jesus Cristo!

Como suas discípulas, escolhemos viver a profecia:

tecendo relações em movimento, ultrapassando fronteiras,

defendendo o cuidado da vida.

Somos sinais da Providência Divina".

O Capítulo também fez uma recomendação para a partilha do Carisma e Espiritualidade com leigos e leigas. Entre as muitas responsabilidades do Capítulo, foi eleita uma nova equipe de Coordenação Geral para dinamizar a vida e missão de toda a Congregação no quinquênio 2015-2020.

Nova Coordenação Geral

Irmã Márian Ambrosio, da Província de Curitiba - Coordenadora Geral;

Irmã Lydia Liong, da Província da Indonésia - Vice-Coordenadora;

Irmã Lúcia Weiler, da Província de Lajeado (RS);

Irmã Maria Rita Xavier Mendes, da Região de Montes Claros (MG);

e Irmã Ursula Kuhlmann, da Província Alemã (Münster).

Mensageiros de várias regiões participam de cerimônia final

“Foi um grande privilégio para todos nós, participarmos da Celebração de Encerramento Capítulo Geral, onde pudemos conviver com Irmãs das Províncias em que a Congregação tem atuação”, garante Cintia Correa, do Centro de Educação Continuada (CEC) uma das leigas presentes no encerramento. O diretor Administrativo do Divina, Robson Morales, outro leigo de Porto Alegre, conta que, durante a celebração, “houve a oportunidade de conhecermos as diversas formas de celebração em cada uma das realidades em que as Imãs estão inseridas. Tivemos a rara oportunidade de vivenciarmos juntos o Carisma das Irmãs nesse dia de integração, partilha e convivência”, declara Robson.

Já o contador da Sociedade Sulina Divina Providência, João Daniel Berto, afirma que “foi um momento cativante, que nos fortaleceu e motivou a compreender que, entre as mais diversas línguas e culturas, a Congregação vive a sua missão, chamando todos para, juntas e juntos, caminharmos na mesma direção, sendo sinais da Providência de Deus, hoje, ao lado dos mais necessitados”. Também viajaram a Curitiba, a coordenadora do Serviço Social, Nelci Tolotti, outros leigos e leigas, mensageiros da Divina Providência, que atuam em diversos espaços de missão, e Irmãs das províncias do Brasil.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação