Notícias
06/10/2014
Equipes das ESFs do Divina realizam mutirão no Centro Social Antônio Gianelli
Compartilhe:
A Equipe de Saúde Comunitária das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Rincão e Belém, do Hospital Divina Providência, realizou, no dia 4 de outubro, das 9h às 16h, o 1º Mutirão de Saúde, no Centro Social Antonio Gianelli, na comunidade do Rincão, em Belém Velho. A ação foi em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre, Coordenadoria Geral de Atenção Primária, Serviços Especializados Ambulatoriais e Substitutivos. Ao se encerrar o mutirão 136 pessoas tinham sido atendidas com a realização de 398 procedimentos.
Conforme a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Daiane Benites, a programação contou com várias atividades que proporcionou que 52 pessoas participassem da verificação de pressão arterial e glicose; 32 de massagem Schiatsu e Terapias Naturais; 17 no teste rápido de HIV, Sífilis e HEPB; 92 crianças nos brinquedos do SESC e Pinta Cara; 41 nas orientações de saúde bucal e 20 do corte de cabelo. Também ocorreu a distribuição de 650 cachorros-quentes, 300 fatias de bolo e refrigerante para as crianças da comunidade.
Atendimento à Saúde e à Cidadania
Além disso, houve a realização de teatro sobre a Dengue, distribuição de folders informativos, coleta de material para exame cito patológico (CP), oficinas sobre plantas medicinais, palco show musical com Henrique Soares e o seu colega Luis, doação de roupas, encaminhamento do cartão do SUS e da carteira de trabalho e inscrições ao PRONATEC. “Para este evento, pudemos contar com a participação de vários voluntários, que resultaram em 398 procedimentos e 136 participantes”, resume a coordenadora.
O Centro Social Antonio Gianelli é uma obra social pertencente à Congregação Filhas de Maria Santíssima do Horto e objetiva ser um espaço de trabalho voltado à educação de crianças, adolescentes e famílias na comunidade do Sertão I e II e Loteamento Mariante. De acordo com a irmã Esmeralda Correia o Centro contribui com a comunidade com duas escolas de Educação Infantil que acolhe 176 crianças, um berçário, cozinha comunitária, sala de informática, cancha esportiva e equipe pedagógica.
“Foi um evento gratificante, diferente do habitual, pois realizamos um trabalho em parceria com o Centro Social. Apenas gostaríamos que tivesse maior participação da comunidade. Mas, a equipe está de parabéns, por termos conseguido realizar um evento deste porte”, finaliza Daiane Benites.
Fonte: Texto e fotos: Victória Citton
Compartilhe: