Notícias

01/08/2014

Divina realiza com sucesso transmissão de procedimentos de doenças coronarianas avançadas para o Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Compartilhe:

O dia 31 de julho de 2014 ficará marcado na história do Hospital Divina Providência, que completou em maio 45 anos de fundação. Pela primeira vez o Hospital participou da transmissão de tratamentos de doenças coronarianas avançadas complexas por cateter para um grande evento científico nacional. O evento é o Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, que começou no dia 30 de julho e vai até hoje, dia 1º de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. A organização do evento havia registrado no primeiro dia a inscrição de 1.185 participantes incluindo médicos e profissionais da saúde do Brasil e exterior.

O primeiro caso transmitido do Divina, às 14h, para a Sala Pôr do Sol, do Centro de Eventos da FIERGS, foi um Tratamento de Oclusão de Coronária Crônica em que o paciente, uma pessoa do sexo masculino, de 44 anos, foi submetido a uma Intervenção Coronária Complexa. Participaram do procedimento, além do Dr. Gilberto Lahorge Nunes, do Divina, os médicos Toshiya Muramatsu, do Saiseikai Yokohama-City Eastern Hospital (Yokohama-Kanagawa, (Japão), Alexis Vasiluk Knebel, Edie Mello de Oliveira e Romualdo Bolzoni dos Santos, todos do Rio Grande do Sul.

O coordenador da discussão na FIERGS foi o Dr. Luiz Alberto Piva e Mattos, de São Paulo. Os debatedores foram os médicos Alcides José Zago (RS), que posteriormente falou sobre “Reestnose intranstent: a melhor estratégia já está definida”; André Labrunie (PR), que abordou o tema “Quando eu não devo utilizar o acesso radial”; Breno de Alencar Araripe Falcão (SP), que discorreu sobre “Tratamento das OTCs: técnica retrógrada passo a passo”; José Breno de Sousa Filho (PE); Marcelo de Freitas Santos (PR), que abordou ”Novas modalidades de imagem intravascular” e Maria de Lourdes Montendonio Santos (RJ).

Lesão em Bifurcação

A segunda transmissão, realizada as 16h30min, abordou o tema “Fronteiras da Intervenção Coronária” e foi de um procedimento realizado em uma paciente que necessitou de um Tratamento de Lesão em Bifurcação. Os operadores foram o Dr. Gilberto Lahorge Nunes, do Divina, e os médicos Robert Byrne, da Deutsches Herzzentrum and Technische Universität (Munique, Alemanha), Alexis Vasiluk Knebel, Edie Mello de Oliveira e Romualdo Bolzoni dos Santos, todos do Rio Grande do Sul.

O coordenador da discussão no Centro de Eventos da FIERGS foi o Dr. José Armando Mangione (SP). Os debatedores foram os médicos Ariel Duran, do Uruguai, Expedito Eustáquio Ribeiro da Silva (SP), José Ribamar Costa Jr. (SP), Júlio César Machado Andrea (RJ), Norberto Toazza Duda (RS) e Vinicius Daher Vaz (GO).

Após a segunda transmissão os médicos abordaram os seguintes temas: “Stents bioabsorvíveis: quando e para quem”, por José Ribamar Costa Jr. (SP; “Tratamento de doença multilateral: quando a ICP deve ser considerada?”, por Expedito Eustáquio Ribeiro da Silva (SP); “Estenoses do TCE distal: um tipo diferente de bifurcação?”, por Júlio César Machado Andrea (RJ); IVUS e OCT na abordagem das bifurcações: são necessários?”, por Emerson Perin (EUA) e “Tema livre oral: Impacto de pós-dilatação nos desfechos clínicos após um ano de um grande grupo de pacientes tratados apenas com Absorb BRS, por José Ribamar Costa Jr. (SP.

Estrutura do Divina Providência é uma das melhores

O presidente do Congresso, Dr. Gilberto Larhoge Nunes, salienta que o Divina Providência é uma alternativa de primeira linha para o tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares graves. Somos um dos poucos hospitais do RS que dispõe de um Centro de Tratamento Endovascular equipado com dois angiógrafos de última geração numa mesma área física. Os recentes investimentos trouxeram para o Hospital tudo o que há de mais moderno no tratamento desse tipo de doença”, frisa o Dr. Gilberto. Esses equipamentos complementam os investimentos que já haviam sido feitos anteriormente na aquisição do Tomógrafo, Ressonância Magnética e de uma série de outros recursos tecnológicos que transformaram o Divina numa das melhores instituições de saúde do Estado.

Além do Divina, o Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista de 2014 terá até o final do dia de hoje, mais oito transmissões de casos ao vivo. Na capital gaúcha, além do Divina, serão transmitidos casos ao vivo dos hospitais de Clínicas e Instituto de Cardiologia, cada um com dois procedimentos. As transmissões internacionais serão do EMO GVM, Centro Cuore Colombus – Itália, e do Medstar Washington Hospital Center, EUA. Mais informações no portal: http://www.sbhci.org.br/2014/

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação