Notícias
23/07/2014
Equipe multidisciplinar recebe treinamento para trabalho em equipe
Compartilhe:
A comunicação como ferramenta de prevenção. Esse foi o teor da palestra ministrada a 51 funcionários e gestores do Hospital Divina Providência no dia 31 de maio, pelo médico Alfredo Guarischi e pelo major aviador, Felipe Koeller Vieira, da FAB. O objetivo da qualificação foi melhorar a eficácia do sistema de saúde, diminuindo a morbimortalidade, através da utilização eficiente dos recursos humanos disponíveis, com a aplicação dos conceitos de gestão de risco e erro humano.
O Dr. Guarishi, que é médico cirurgião, explica que esse treinamento, oriundo da aviação, hoje é ministrado em diversas organizações como policiais e hospitalares. “Trabalhamos o fator humano, adaptando conceitos em atividades de alta periculosidade”, resume. Conforme o médico a meta é gerenciar os riscos. “As pessoas precisam compreender a influência da comunicação e das relações interpessoais entre os diversos profissionais da saúde na segurança do sistema”.
“Contamos com todos para tornarmos e Divina um hospital cada vez mais seguro...”
Ainda conforme o especialista, os profissionais precisam entender a correlação entre consciência situacional e tomada de decisão e suas consequências. “A meta é atingir o melhor resultado possível, através do trabalho integrado em equipe”, conclui.
O Dr. Fernando Fernandes, diretor Técnico do Divina, explica que, na meta estabelecida pelo Hospital para 2014, a Segurança do Paciente, o treinamento fez parte do programa de aperfeiçoamento dos processos assistenciais da instituição. “Estamos fortificando o trabalho em equipe, e este requer sincronização dos esforços, clara comunicação entre os envolvidos e noção de que todos os processos estão interligados”, reforça. Ainda conforme Dr. Fernando, uma ação de um setor influencia, mesmo de maneira indireta, outro setor que pode estar distante fisicamente, mas faz parte da cadeia da assistência.
– Acreditamos que este treinamento foi uma semente plantada, que, para crescer depende da disseminação da informação e do espírito do trabalho em equipe. Contamos com todos para tornarmos e Divina um hospital cada vez mais seguro para os seus clientes e parceiros, conclui o diretor Técnico.
Fonte:
Compartilhe: