Notícias

10/07/2014

SIPAT aborda o combate ao tabagismo

Compartilhe:

A palestra de hoje da SIPAT abordou o tema Anti-Tabagismo - Prevenir Também é Educação. A Dra. Niura Noro, médica do trabalho do Divina citou dados estatísticos e os malefícios do tabaco. Mais de 50 doenças podem ser causadas pelo uso do cigarro. Os prejuízos à saúde são tantos que o tabagismo é considerado um problema mundial de saúde. Para alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o "Dia Mundial Sem Tabaco", comemorado no dia 31 de maio.

Seis milhões de pessoas no mundo morrem todo ano devido ao uso do cigarro, segundo o relatório "Epidemia Global do Tabaco 2013" da OMS. No Brasil, o Inca aponta que cerca de 12% da população adulta brasileira consome tabaco em suas diversas formas (cigarro, charuto, cigarro de palha, rapé ou fumo-de-rolo) e 200 mil morrem anualmente devido ao tabagismo.

O pulmão é o órgão mais prejudicado

O órgão mais afetado pelo tabagismo é o pulmão. As substâncias tóxicas inaladas fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que causa uma degeneração parcial de sua estrutura. O resultado são problemas como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer. De acordo com o Inca, o tabagismo é responsável por 85% das mortes causadas por bronquite crônica e DPOC e 90% dos casos de câncer de pulmão.

O coração e a circulação também são prejudicados. Fumar diminui a espessura dos vasos sanguíneos, faz com que o corpo absorva mais colesterol, reduz a concentração de oxigênio no sangue e eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Isso aumenta significativamente o risco de desenvolver hipertensão, aneurismas, tromboses, varizes, infartos e angina. De acordo com o Inca, 25% das mortes por doença coronariana e 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio em pessoas com menos de 65 anos são causadas pelo tabagismo.

A importância da prevenção

No primeiro dia de palestras da SIPAT o jornalista e coordenador da Central Única das Favelas/RS (CUFA), Manoel Soares, falou sobre a importância de prevenir os acidentes e que deve ser feito de forma contínua. Na quarta-feira, o médico anestesiologista, Valfredo Romulo Berton, palestrou sobre a “Aventura de Ser”. Destacou sobre a importância de todos entenderem a si mesmos, pois, estando bem consigo diminui o risco de acidentes, principalmente no ambiente de trabalho.

Na quarta-feira, o médico anestesiologista, Valfredo Romulo Berton, palestrou sobre a “Aventura de Ser”. Destacou a importância de todos entenderem a si mesmos, pois, estando bem consigo diminui o risco de acidentes, principalmente no ambiente de trabalho. No encerramento a enfermeira Adriane Bagio, presidente da Cipa, convidou todos a participarem das atividades do último dia, sexta-feira (veja o cronograma abaixo).

11/07/2014 - Sexta-feira

14h – Encerramento da SIPAT.

14h10 – “Aids, o que eu tenho a ver com isto?” (Beatriz Pacheco – Coordenadora do Movimento Nacional da Cidadã Positiva na Região Sul.)

Local: Auditório HDP.

Fonte: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação