Notícias
13/02/2014
Instalação de 2º equipamento de Hemodinâmica traz agilidade ao serviço e mais segurança ao paciente
Compartilhe:
Mais qualidade e segurança para o paciente e mais agilidade na prestação dos serviços. Esse será o resultado objetivo da inauguração, em abril de 2014, de uma 2º sala de Hemodinâmica no Hospital Divina Providência. A informação é do coordenador da Área, cardiologista Gilberto Lahorgue Nunes, que, de 30 de julho a 1º de agosto próximo, presidirá o Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, em Porto Alegre. O evento terá transmissões ao vivo de procedimentos realizados no novo equipamento.
Conforme o especialista, o Hospital terá dois equipamentos de última geração com qualidade equivalente aos serviços de ponta do Estado e do País. “Com essa ampliação, poderemos estender o atendimento, dando um suporte ainda melhor ao atendimento das urgências e emergências cardiovasculares, 24 horas por dia e 7 dias por semana”, frisa. O Dr. Gilberto argumenta que o investimento foi aprovado pela Direção a partir de estudos realizados pela equipe que mostraram o quanto o modelo foi bem-sucedido nos hospitais em que foi implementado no País e no mundo e, também, baseado na experiência do serviço com o primeiro equipamento instalado em 2012.
“É importante ressaltar que os procedimentos realizados no serviço são autorizados por todos os convênios, devido a sua importância no tratamento de uma ampla gama de pacientes”, revela o médico. Atualmente, as cirurgias endovasculares são realizadas no Bloco do 7º andar do Hospital. O Bloco do 2º andar prioriza os procedimentos na área da Cardiologia, Neurologia e Intervenção Vascular Periférica. Com a nova Sala de Hemodinâmica todos os procedimentos endovasculares – incluindo os implantes de endopróteses de aorta e os implantes por cateter de válvulas cardíacas – serão realizados na mesma área física, no 2ºandar. “Com isso, também será possível uma padronização das condutas profissionais e um melhor treinamento da equipe assistencial, o que aumentará a segurança dos pacientes, tanto antes como depois dos procedimentos”, informa.
O médico acrescenta que as equipes assistenciais receberão treinamentos específicos e continuados para o atendimento destes pacientes, assim como os cuidados necessários quanto a qualidade dos materiais adquiridos. Um ganho adicional que o investimento irá trazer para o Divina é a liberação do Bloco Cirúrgico do 7º andar para a realização de cirurgias nas demais especialidades médicas.
Nova tecnologia atenderá várias especialidades
O engenheiro clínico do Hospital, Marcelo Schuck, explica que o BRANSIST alexa F12 é um equipamento para procedimentos de Hemodinâmica e Angiografia de alta tecnologia, lançado recentemente pela Shimadzu do Japão. “Para a realização do investimento, diversos itens foram levados em consideração. Mas os pontos decisivos foram: alta qualidade de imagem, redução da dose para o paciente e facilidade e praticidade na utilização do sistema”, resume.
Este sistema multipropósito atenderá especialidades como Cardio, Neuro e Vascular. Com comandos intuitivos e fácil acesso a todas as funções, o BRANSIST alexa F12, com certeza, facilitará o trabalho de toda a equipe e contribuirá para o atendimento de excelência prestado pelo Divina. O sistema é composto por um Detector de Painel Plano (FPD) de 12 x12 polegadas. A mais recente tecnologia em imagens digitais possibilita um diagnóstico mais preciso e tratamentos mais seguros.
Ainda conforme Marcelo, novos softwares e aplicações como o 3D Angio permitem imagens tridimensionais vasculares, inclusive das artérias facilidade e praticidade na utilização do coronárias. Também facilitam a navegação virtual, que permite a visualização por dentro dos vasos. As reconstruções volumétricas, imagens tomográficas e as reconstruções multiplanares igualmente são viabilizadas pelo equipamento. Da mesma forma o simulador de implantes valvares e de stents, cálculos de volume, distância e ângulos em imagens 2D e 3D, imagens com Roadmapping 3D, reduzindo o uso de contraste ao paciente, estão otimamente resolvidos no BRANSIST.
Fonte:
Compartilhe: