Notícias
11/02/2014
Esforço coletivo à Segurança do Paciente
Compartilhe:
por Fernando Esteves Fernandes
Neste ano de 2014, iniciaremos um esforço coletivo, apoiado por toda a Direção do Hospital Divina Providência, no sentido de focar o desenvolvimento de políticas e processos voltados à segurança do paciente. Desejamos que a segurança do paciente seja a maior prioridade de todos nós. Iremos perseguir o conceito de “nenhuma morte evitável e nenhum dano evitável”. Apesar de parecer um objetivo aparentemente ambicioso, devemos considerar que ele representa o que todo paciente quer encontrar quando entra em um hospital.
A construção do processo de segurança do paciente se iniciou em agosto de 2010, com a criação do Comitê de Segurança do Paciente. Inicialmente composto por uma equipe multidisciplinar, passou a estudar os principais processos relacionados à segurança do paciente. Em 2012, iniciou o monitoramento dos eventos sentinelas, eventos adversos e não conformidades, envolvendo e estimulando todas as áreas a relatarem as ocorrências nos seus setores. Em 2013, se iniciou a análise sistemática de todas as ocorrências, o que evidenciou ser um processo complexo e com grande consumo de tempo para tal.
“Será disponibilizado um Time de Resposta Rápida, formado por médicos contratados para intervir precocemente nos pacientes que apresentarem sinais de piora clínica...”
Decidiu-se então pela contratação de um Gestor de Risco, com atividades voltadas exclusivamente para a segurança do paciente. Frente aos crescentes desafios da implantação de uma política institucional de segurança do paciente, além de outras importantes ações, foram feitos investimentos em treinamentos – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia para médicos e Enfermagem; treinamento de atendimento básico à parada cardiorrespiratória (PCR) para técnicos de Enfermagem e pessoal administrativo – além da implantação de uma equipe institucional de atendimento à PCR e mecanismos de segurança da prescrição médica no sistema TASY.
Em 2014, será disponibilizado um Time de Resposta Rápida (TRR), formado por médicos contratados para intervirem precocemente nos pacientes que comecem a apresentar sinais de piora clínica. Desta forma, estaremos garantindo assistência imediata evitando a descompensação de seu quadro clínico. Para a Direção do Divina a segurança do paciente passou a ser uma questão estratégica, cujo objetivo é identificar, permanentemente, oportunidades de melhorias. Mas acreditamos que a principal mudança será que todos nós sejamos parceiros na busca deste objetivo.
*Médico Emergencista, diretor Técnico do Hospital Divina Providência
Fonte:
Compartilhe: