Notícias
19/08/2013
Divina engaja-se em projeto contra o crack
Compartilhe:
A Irmã Clair Teresinha Agnes, diretora-geral do Hospital Divina Providência, representou a instituição no Seminário Papo Reto, projeto idealizado pela Cufa/RS (Central Única das Favelas). O evento aconteceu no último sábado, dia 17 de agosto, às 8h, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação (SMED). O Projeto Papo Reto é uma realização da Cufa/RS e do Hospital Divina Providência. Na oportunidade, Irmã Clair destacou a importância de o Hospital estar engajado nesse tipo de projeto.
A enfermeira Daiane Benites, coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Rincão e Belém, administradas pelo Divina, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, e que também esteve presente no evento, conta que se sente orgulhosa por participar do Projeto Papo Reto. “A participação do Divina no Projeto da Cufa/RS é muito importante, pois, sabemos a necessidade de medidas interventivas no combate às drogas. Somente buscando parcerias e unindo forças é que conquistaremos um mundo melhor. É uma honra representar o Hospital em projetos sociais que fazem a diferença na sociedade. Fico muito orgulhosa de fazer parte de uma instituição que desenvolve, na prática, ações comunitárias de resgate da cidadania, com respeito ao ser humano e com uma preocupação social que extravasa as paredes da instituição” declara.
Além da apresentação das ações do projeto, ocorreram palestras e debates. Também foi divulgado um vídeo de prevenção ao crack, que mostra a importância do envolvimento das escolas na luta contra as drogas. O vídeo conta com a participação de diversos profissionais das áreas de Educação e Saúde como a secretária municipal da Educação, Cleci Jurach, o secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, a psicóloga Fernanda Bassani, o psiquiatra Dr. Luiz Coronel, o Major da Brigada Militar, Maurício Padilha, o egresso do sistema penitenciário Mano Lenne, a coordenadora institucional da Cufa/RS, Ivanete Pereira, e a enfermeira Daiane Benites, do Divina.
O que é o Circuito Papo Reto Porto Alegre
O Projeto Circuito Papo Reto, idealizado pela Cufa/RS, acontece há 5 anos em várias cidades do RS e em alguns estados brasileiros. A iniciativa tem como meta promover a prevenção ao crack e a potencialização de habilidades e aptidões individuais que levem crianças e jovens para diferentes áreas de participação social.
As atividades são realizadas em 51 escolas da rede de ensino municipal de Porto Alegre. Durante 2013, as atividades consistem em um circuito de seminários com profissionais de Psicologia e Direito, além da Brigada Militar e representantes da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre. Como resultado prático das palestras, a Revista Papo Reto será publicada com depoimentos e projetos de escolas envolvidas na prevenção às drogas.
Além disso, oficinas de teatro inspiradas na obra "O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra", de Manoel Soares e Marco Cena, estão programadas para acontecer em 16 encontros nas escolas municipais inseridas no projeto. O livro é utilizado como uma das principais ferramentas dentro do universo educacional, inspirando a prevenção do envolvimento de jovens com o crack e outras drogas.
Fonte:
Compartilhe: