Notícias
16/08/2013
Divina e Cufa lançam projeto de prevenção ao crack nas escolas públicas de Porto Alegre
Compartilhe:
A diretora-geral do Hospital Divina Providência, Irmã Clair Teresinha Agnes, representará a instituição amanhã, dia 17 de agosto, à 8h, na abertura do Projeto Circuito Papo Reto e no lançamento de um vídeo de prevenção ao crack. Professores e gestores estão convidados a participar da abertura oficial do Circuito, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMED), que fica na rua dos Andradas, 680, no Centro Histórico da Capital. A realização é do Hospital Divina Providência e da Cufa/RS.
O Projeto idealizado pela organização não-governamental Central Única das Fabelas (Cufa/RS), que visa realizar atividades focadas na prevenção do crack nas escolas municipais de Porto Alegre, começa outra etapa de suas atividades. No momento da apresentação das ações do projeto nesse ano, um vídeo-DVD de prevenção ao crack será divulgado com informações da Cufa/RS e de toda sua proposta de trabalho nas escolas.
Dirigido por Paulo Daniel Santos e com edição de imagens de Danilo José Santos, a produção conta com a jornalista Cristiane Silva, entre diversos profissionais da área de educação e saúde como a secretária Municipal da Educação Cleci Jurach, o secretário Municipal da Saúde Carlos Henrique Casartelli, a psicóloga Fernanda Bassani, o psiquiatra Dr. Luiz Coronel, o Major da Brigada Militar Maurício Padilha, a enfermeira e representante do Hospital Divina Providência, Daiane Benites, o egresso do sistema penitenciário Mano Lenne e a coordenadora institucional da Cufa/RS, Ivanete Pereira.
Com a ideia de mostrar a construção do Projeto Papo Reto, o vídeo mostra a importância do envolvimento das escolas diante da prevenção às drogas. Como a maioria das vezes os professores participam de seminários que acabam se diluindo no cotidiano do diálogo com esses jovens, os profissionais presentes ganharão uma cópia do vídeo para que possam explicar ludicamente todas as etapas da parceria escola/prevenção.
O idealizador do Projeto Circuito Papo Reto, Manoel Soares destaca que o importante é a relação e interação dos professores com a ideia. “Esse aprendizado nós estamos construindo junto com eles e não vai levar a solução do problema, mas criar uma relação de pertencimento com o processo de prevenção.” Os seminários acontecem nas quintas-feiras, das 13h30 às 21h30 e aos sábados das 8h às 17h30, no Auditório da SMED - Rua dos Andradas, 680, e têm o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre
O Projeto Circuito Papo Reto, idealizado pela Cufa/RS, acontece há 5 anos em várias cidades do RS e em alguns estados brasileiros. A iniciativa tem como meta promover a prevenção ao crack e a potencialização de habilidades e aptidões individuais que levem crianças e jovens para diferentes áreas de participação social.
As atividades são realizadas em escolas da rede de ensino municipal, totalizando, esse ano, 51 escolas envolvidas. Durante 2013, as atividades consistem em um circuito de seminários com profissionais de psicologia e direito, além da Brigada Militar e representantes da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre. Como resultado prático das palestras, a Revista Papo Reto será publicada com depoimentos e projetos de escolas envolvidas na prevenção às drogas.
Além disso, oficinas de teatro inspiradas na obra "O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra" estão programadas para acontecer em 16 encontros nas escolas municipais inseridas no projeto. O livro vem sendo utilizado como uma das principais ferramentas dentro do universo educacional, inspirando para a prevenção do envolvimento de jovens ao crack e outras drogas.
Fonte:
Compartilhe: