Notícias
25/06/2013
Divina inicia implantação de pulseira que identifica pacientes com alergias
Compartilhe:
O Hospital Divina Providência possui um Comitê de Segurança do Paciente desde 2010. Também é composto por uma equipe multidisciplinar e propõe ações de controle e regulação dos processos internos. Conforme a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, o objetivo é identificar precocemente a ocorrência de eventos que afetam a segurança do paciente, reduzir danos e evitar inconformidades.
O Comitê já contabiliza várias conquistas. Entre elas estão a implantação de pulseira de identificação, protocolos que buscam diminuir o risco de quedas e se prepara para implantar a pulseira vermelha, que identifica pacientes com alergias.
A abordagem do Comitê consiste no registro e análise de todas as intercorrências, incluindo as latentes – que ainda não aconteceram –, de forma a identificar as necessidades de melhoria nos processos de assistência.
“A partir disso, ações de melhorias são adotadas, aumentando a segurança de pacientes, dos profissionais e do ambiente. São responsáveis pela mudança – que tem prazos bem definidos e rigorosos – todos os funcionários e as lideranças”, resume. Um dos objetivos é implementar as seis metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja tabela.
METAS DA OMS
Identificar o paciente corretamente;
Melhorar a efetividade da comunicação entre os profissionais da assistência;
Melhorar a segurança no tocante à medicação;
Realizar cirurgias e procedimentos seguros;
Reduzir os riscos de infecção associado ao cuidado da saúde;
Reduzir os riscos de lesões decorrentes de quedas.
Fonte:
Compartilhe: