Notícias
10/05/2013
Divina e mais 5 hospitais de Porto Alegre inauguram planta industrial de têxteis
Compartilhe:
A Associação de Hospitais de Porto Alegre (AHPA), criada no final de 2012 pelo Divina Providência, Grupo Hospitalar Conceição, Mãe de Deus, Ernesto Dornelles, São Lucas da PUC e Hospital de Clínicas, inaugurou, na manhã de hoje, seu primeiro empreendimento conjunto: uma lavanderia industrial capaz de higienizar, diariamente até 25 toneladas de roupas, com possibilidade de expansão. O empreendimento, que anteriormente pertencia à empresa Ecoclean, possui cerca de 200 funcionários e está localizado na Av. Lami, 4488 – bairro Lageado, Zona Sul de Porto Alegre.
O Hospital Divina Providência esteve representado no evento pelo diretor Executivo, Darci Malmann, pela Irmã Leonora Welter, a coordenadora de Hotelaria, Elisangela Calvi, e pelo contador João Berto, que integra o Conselho Fiscal da nova Associação. Darci Mallmann salientou que o ponto mais importante do projeto que sensibilizou a Direção do Divina foi a questão ambiental. “Sabermos que 100% dos efluentes da lavanderia serão tratados e devolvidos à natureza sem poluir o meio ambiente é realmente uma grande conquista da instituição e da sociedade”, resumiu. Do total de água tratada 90% é reutilizada na própria lavanderia.
O presidente da Associação de Hospitais de Porto Alegre (AHPA), Carlos Eduardo Nery Paes, que também é diretor-superintendente do GHC ressaltou que a iniciativa da AHPA é pioneira no país.
João Berto e Darci Mallmann com o funcionário Wellington Flores Pinto
"Essa é a primeira experiência no Brasil em gestão compartilhada em áreas hospitalares não concorrenciais e permitirá a troca de experiências e o aperfeiçoamento da gestão.” Conforme Nery, a Associação também contará com imunidade tributária, que vai possibilitar a redução de despesas. Os lucros obtidos serão reinvestidos no próprio negócio para atualização tecnológica e ampliações.
A Técnica em Meio Ambiente Carina Ticca explicou aos visitantes o funcionamento do tratamento de efluentes
O presidente da AHPA explicou também que ideia da Associação, que tem apoio e autorização dos ministérios da Saúde e do Planejamento, Orçamento e Gestão, “é avaliar futuramente em que outras áreas podemos atuar em conjunto”. Entre as autoridades presentes no evento estavam o vice-presidente do Sindihospa, Alceu Alves da Silva; o presidente da Fehosul, Cláudio Algayer e o secretário interino da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jorge Cuty, que representou o prefeito José Fortunati. Também compareceram ao evento diretores e funcionários dos demais hospitais integrantes do consórcio.
Fonte: Adelar de Oliveira
Compartilhe: