Notícias
06/01/2013
Validando novas promessas
Compartilhe:
Natal é uma das datas mais belas do ano. Primeiro porque se trata do nascimento de Jesus, que se fez homem e viveu entre nós. E é um bom momento para fortalecer nossos laços com Ele ou nos reaproximarmos Dele. Segundo, porque é um momento mágico, onde as pessoas, de um modo geral, adotam uma postura fraterna, humanitária e solidária. Neste sentido, arrisco dizer, que são tocadas pela presença de Deus e tomadas pelo espírito de Natal, fazendo-se mais humanas.
Por outro lado, o tempo de Natal nos remete também para o fato de que o ano está por findar-se. E, com isto, nos vemos envolvidos no velho e bom balanço anual. Podemos olhar para trás e ver os erros e acertos, conquistas e perdas, vitórias e derrotas, encontros e desencontros, alegrias e tristezas. Enfim, há uma infinidade de coisas para lembrar, sentimentos e fatos que fizeram parte de nossas vidas. Sem esquecer, é claro, das promessas feitas, comemorando as que foram levadas a termo e justificando aquelas que abandonamos no meio do caminho. E, outra vez, pensar no que vamos fazer no próximo ano. É um momento em que revemos nossas posições, repensamos nossos planos e projetos, pessoais e profissionais. Validamos novas promessas. Estabelecemos desafios. Esperamos sempre pelo melhor.
Às vezes esquecemos que a essência da vida são os valores. Falo de valores bem simples, aqueles que aprendemos com nossos pais e avós e, por alguma razão, muitos de nós deixamos de lado. Em 2013, deveríamos todos lutar pelo resgate de alguns desses valores. Eu arriscaria priorizar o “amor ao próximo”. Aliás, como Ele nos ensinou. Mas há também o respeito, a ética, a solidariedade, só para citar alguns. Escolha um destes e assuma o compromisso de vivenciá-lo intensamente. Estou certo de que o seu balanço no final de 2013 terá um saldo positivo.
Então, mãos à obra e um Ano Novo cheio de graças e felicidades.
* Pela Pastoral da Saúde
Fonte: Glademir Batians*
Compartilhe: