Notícias
12/11/2012
Divina realiza Fórum de Direito Hospitalar
Compartilhe:
O Hospital Divina Providência realizou, no dia 9 de novembro, o Fórum de Direito Hospitalar, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Participaram do evento, coordenadores e supervisores assistenciais e administrativos e gestores médicos.
A advogada Daniela Courtes Lutzky, do Jaeger Advogados Associados e doutora pela PUCRS, deu início à tarde de palestras falando sobre “A responsabilidade civil dos médicos e hospitais”, onde aconselhou os médicos a sempre preencherem os prontuários corretamente e legivelmente. “A responsabilidade civil do médico é muito severa. Por esse motivo é de extrema importância repassarmos essas informações para que todos tenham os cuidados necessários”, concluiu.
Após a primeira palestra, o advogado Andrio Portuguez Fonseca, especialista em Direito Civil pela Unisinos e professor na mesma universidade e na FEEVALE, deu continuidade ao evento. Falando sobre “Assédio moral e questões pertinentes à prestação de serviço hospitalar”. Andrio explicou a diferença entre danos morais e assédio moral. “Trabalhar em grupo não é fácil, pois somos seres totalmente diferentes. O assédio pode vir tanto de colegas de trabalho, subordinados ou dos patrões. Devemos cuidar da nossa conduta para que não ofendamos e nem causemos mal aos colegas”, ponderou.
Encerrando o Fórum, o advogado Bruno Miragem, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Unisinos, tratou do assunto “O Código de defesa do consumidor (CDC) aplicado ao serviço hospitalar”. Na palestra, Bruno explicou que o CDC engloba desde o mau atendimento do paciente no Hospital, até qualquer outro tipo de dano que qualquer cidadão tenha nas suas dependências. “Deve-se tentar criar estratégias de redução de riscos na prestação de serviços e como prevenção, os médicos têm o dever de fazer o consumidor entender a informação passada, esclarecendo-a”, falou.
Após as três palestras, os funcionários presentes puderam tirar as dúvidas com os três palestrantes.
Fonte: Texto e Fotos: Bruna Reis
Compartilhe: