Notícias
28/09/2012
Hospital Independência reabre suas portas
Compartilhe:
“Se não fosse a abertura do Hospital Independência, não sei quando conseguiríamos esta consulta”, declarou com alegria Olma Evangelista (foto ao lado), de 66 anos. Esposa de Jari Evangelista, 62 anos, primeiro paciente a ser atendido no Hospital Independência, acompanhava o marido – que tem dificuldade para se expressar por causa da doença de Alzheimer – para uma consulta em Urologia. Morador do bairro Lomba do Pinheiro, o casal estava feliz com o atendimento. “Todos aqui estão nos atendendo muito bem. A reabertura deste Hospital é uma maravilha para essa cidade”, complementou Olma. Outros 19 pacientes já aguardavam atendimento.
Fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o sistema SUS e a Sociedade Sulina Divina Providência – instituição mantenedora do Hospital Divina Providência, o Hospital Independência foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro. “Ao longo dessa caminhada, fomos construindo relações de parceria e confiança que foram essenciais para que esta obra fosse entregue. Nosso compromisso agora é de atuar com responsabilidade social, cuidando da vida de quem necessita”, declarou emocionada a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Maria Eloni Coczenski.
Também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio; Alzira Jorge, do Ministério da Saúde, representando o ministro, Alexandre Padilha; o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni. Foram anfitriões pela direção do Independência o diretor-Executivo, José Clóvis Soares; o diretor-Médico, Dr. José Paulo Flores e a diretora -geral, Irmã Agnes Círia Becker. O juiz federal substituto de Canoas, Daniel Luerssen, o procurador Regional da Fazenda Nacional da 4ª Região, José Diogo Cyrillo da Silva e a Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Giugliani também prestigiaram a inauguração. Também compareceram ao evento a direção e funcionários do Hospital Divina Providência e membros da comunidade.
“Essa grande conquista é uma construção coletiva que vem para melhorar a qualidade da saúde em Porto Alegre. Só tenho a agradecer à Sociedade Sulina Divina Providência pela parceria e competência em seu atendimento. Também devo elogiar a organização da obra durante todo o processo. A abertura do Hospital será gradativa e em dezembro, estaremos a pleno funcionamento”, informou o secretário Marcelo Bosio. O prédio foi totalmente reformado, em uma obra que começou no dia 16 de janeiro. Nesse primeiro dia, 20 consultas especializadas em urologia, traumatologia e ortopedia e exames laboratoriais de diagnóstico por imagem serão realizadas. Os pacientes foram encaminhados pela Central de Internação e Consultas da Prefeitura.
Autoridades e convidados na solenidade de inauguração do Hospital Independência
Nos primeiros 3 meses de funcionamento, o Hospital deverá realizar 1.200 consultas especializadas, 5.825 exames e 179 procedimentos ambulatoriais. Cirurgias e internações começarão a ser feitas gradativamente no final de outubro. Até o final do ano, serão abertos 90 leitos para internação e 10 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).“Nosso maior objetivo agora é oferecer um Hospital 100% SUS com o conforto e qualidade de atendimento humanizado que o paciente SUS merece”, concluí o diretor-Executivo, Clóvis Soares. Após o desenlace da faixa, inaugurando o Hospital, as autoridades e convidados foram guiados em uma visita que passou pela UTI, Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, Ambulatório e Centro de Diagnóstico por Imagem.
O secretário da Saúde, Marcelo Bósio (E), o diretor-médico do Independência, Dr. José Paulo Flores e o diretor-executivo do Divina Providência, Darci Mallmann, na visita guiada pelo Hospital
Localizado na avenida Antônio de Carvalho, 450, bairro Jardim Carvalho, o Hospital Independência contará com uma equipe médica de 34 especialistas de diversas áreas, além de profissionais de UTI, totalizando mais de 400 funcionários.
Fonte: Texto: Bruna Reis Fotos: Beatriz de Araújo
Compartilhe: