Notícias
27/09/2012
Hospital Independência reabre nesta sexta para pacientes do SUS
Compartilhe:
O Hospital Independência reabre suas portes amanhã, dia 28 de setembro às 11h, depois de 3 anos e 5 meses fechado. A reabertura ocorre graças a parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, o Sistema SUS e a Sociedade Sulina Divina Providência, instituição mantenedora do Hospital Divina Providência. O prédio, localizado na Av. Antônio de Carvalho, 450, bairro Jardim Carvalho, foi totalmente remodelado desde 16 de janeiro, para prestar assistência em Traumatologia e Ortopedia, com leitos regulados pelo SUS e oferta de exames e atendimento laboratorial.
A diretora-geral do Hospital, que passou a integrar a Rede de Saúde Divina Providência, Irmã Agnes Ciria Becker, explica que este é um momento extremamente importante porque atende a causa nobre de uma população que precisa muito deste atendimento. “ É um momento de alegria e esperança para nós, Irmã da Divina Providência”, resumiu a religiosa.
O diretor-Executivo do Independência, José Clóvis Soares, afirma estar com a sensação de dever cumprido. “Fizemos as intervenções necessárias com o objetivo de criar as condições para reabrir o Hospital. Agora, vamos seguir a tradição das Irmãs da Divina Providência e primar pela qualificação, a segurança do paciente e a humanização do atendimento”, frisa o dirigente.
Trabalho foi intenso ao longo de oito meses
Ainda conforme Clóvis, os obstáculos foram superados porque a equipe trabalhou unida, com o suporte da Secretaria Municipal da Saúde. “Conseguimos implementar uma verdadeira transformação no Hospital, que vai trazer conforto e resolutividade ao paciente”. Para Clóvis, as pessoas que trabalham no projeto se sentem realmente privilegiadas em realizar uma tarefa que faz parte da Missão das Irmãs que é atender a população que mais necessita.
O diretor- Executivo informa que o Hospital Independência reabrirá suas portas com 70 funcionários contratados – serão 400 até o próximo mês de janeiro. Para o futuro, o dirigente espera cumprir a risca a Missão traçada pela direção: “Prestar cuidados de saúde hospitalar de forma humanizada, com alta tecnologia em traumatologia e ortopedia aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS), em harmonia com o meio ambiente”. Sua Visão aponta para ”um Hospital modelo nacional na assistência humanizada, sustentável, com alta tecnologia aos usuários do SUS até 2014”.
Hospital servirá de suporte ao HPS
O Hospital Independência terá 100 novos leitos quando estiver operando em sua capacidade total. Serão 90 leitos para internação e dez para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O atendimento será realizado inicialmente com a prestação de consultas especializadas, exames e serviços de laboratório. Ainda em 2012, estarão sendo feitas as primeiras cirurgias e internações.
Por se tratar de um hospital 100% regulado, todos os pacientes serão encaminhados por intermédio da Gerência de Regulação de Serviços em Saúde, tanto para consultas especializadas em ortopedia, como para exames e cirurgias.
Localizado na avenida Antônio de Carvalho, 450, bairro Jardim Carvalho, o Hospital Independência terá uma equipe médica de 34 especialistas de diferentes áreas, além de profissionais de UTI, totalizando mais de 400 funcionários a partir de janeiro de 2013.
A obra, realizada em oito meses, corrigiu problemas estruturais do prédio de 7 mil metros quadrados e três pavimentos (que em muitos locais estava totalmente comprometido), respeitando as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Incluiu etapas como renovação de 80% da tubulação de gás, recuperação do telhado e da sustentação do prédio, renovação completa das redes de energia e água, adaptação dos espaços para acessibilidade e a criação de um novo sistema de circulação de ar.
O hospital tinha sido fechado em abril de 2009 e teve a reabertura viabilizada por um processo realizado com a participação do município, do Estado e do Governo Federal. Será administrado agora pela Sociedade Sulina Divina Providência – mantenedora do Hospital Divina Providência e outros dois hospitais no RS –, vencedora de chamamento público feito pela prefeitura.
Fonte: Adelar de Oliveira
Compartilhe: