Notícias
07/08/2012
Descartar os resíduos corretamente ajuda o meio ambiente
Compartilhe:
O segundo dia da SIPAT também contou com uma palestra de tema importantíssimo: “Problemáticas Ambientais Globais”, oferecida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), na tarde desta terça-feira, às 14h e 30 min, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A palestra foi ministrada pelas estagiárias do Centro de Educação e Informação Ambiental (CEIA), do Setor de Educação da SMAM, Melina Medeiros Espinosa, estudante de biologia na Unisinos, Cristiane Ganzen Kucharski, estudante de geografia na PUC e Camille Silveira Rolante, estudante de biologia na PUC.
As estudantes falaram sobre resíduos domésticos e hospitalares e seu descarte correto. Abordaram a poluição da água, do solo, do ar, sonora e visual, cada uma com suas particularidades, efeitos causados pelo homem no meio ambiente como desflorestamentos, escassez de água potável e exclusão social. As palestrantes também desmistificaram os reflorestamentos, que na realidade deveriam ser considerados como monoculturas, pois são plantadas apenas árvores de uma mesma espécie, e o aquecimento global, onde explicaram que sem ele não haveria vida no Planeta Terra. Por esse motivo, ele não faz apenas mal ao nosso planeta. Quanto às temperaturas elevadas, para se dizer que a temperatura do mundo está mesmo aumentando, a medição deveria ser feita nos oceanos, e não nas grandes cidades, critério utilizado atualmente.
Ao final, as estagiárias do CEIA apresentaram aos presentes dicas práticas para melhorar a qualidade de vida em nossa planeta, conhecidas como os 5 R’s: repensar o consumo, recusar consumir cada vez mais, reduzir o volume consumido, reutilizar e, finalmente, reciclar. “O consumismo causa uma inversão de valores nas pessoas, atacando a natureza, pois a economia tem de produzir bens para o consumo, causando vários problemas globais. O que temos de fazer é repensar, se vale mesmo a pena consumir tanto”, refletiu a palestrante Melina.
Fonte: Bruna Reis
Compartilhe: