Notícias
04/06/2012
Hospital investe na formatação de novo serviço
Compartilhe:
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbidade e mortalidade no mundo ocidental. Porto Alegre é uma capital que apresenta um dos maiores índices destas doenças. Suas manifestações mais graves são o Infarto do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que exigem medidas terapêuticas imediatas, para evitar sequelas limitantes futuras.
O coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Divina Providência, Dr. Ilmar Köhler, explica que estudos epidemiológicos demonstram que, quanto mais longe do centro político e administrativo da nossa cidade, maior é a incidência de morte por estas causas.
Dr. Ilmar Köhler, coordenador do Serviço de Cardiologia
“O Divina está no centro geográfico do município e está disponível às pessoas mais distantes desses recursos”, afirma Dr. Ilmar. Conforme o especialista, o Hospital quer prestar assistência de qualidade para os que estão mais expostos devido à distância dos recursos médicos especializados. Segundo o médico, o Hospital investiu pesado na estruturação do Serviço de Cardiologia e nas áreas afins como a Emergência, CTI e Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para qualificar o atendimento do Serviço.
“A importação de equipamentos de primeira linha foi o primeiro passo para a implantação dessa mudança”, pondera. Ainda conforme Dr. Ilmar, a alta sofisticação traz ao Corpo Clínico a possibilidade de oferecer maior resolutividade às enfermidades de seus pacientes. Dr. Ilmar Köhler é cardiologista, graduado pela Universidade de Pelotas, em 1975, com doutorado em Cardiologia pela UFRGS e é professor-adjunto da Faculdade de Medicina da ULBRA.
EXAMES DISPONÍVEIS NO DIVINA:
Métodos de Imagem (Não invasivos);
- Eletrocardiograma
- ECG; - Ergometria (ECG de esforço);
- M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial);
- Holter (Análise de arritmias);
- Ecocardiografia: Torácica; Transesofágica e Estresse;
Métodos de Imagem (Invasivos);
- Cateterismo Cardíaco e Coronariografia (Hemodinâmica);
- Estudo eletrofisiológico;
- Ressonância Magnética (Avaliação morfológica e funcional do coração, em especial a perfusão e a viabilidade miocárdica);
- Tomografia Computadorizada (Avaliação do escore de cálcio coronariano; Angiotomografia de coronárias e aorta torácica). Em fase de implantação
Fonte: Adelar de Oliveira
Compartilhe: