Notícias
29/05/2012
Os Erros de Medicação podem ser prevenidos
Compartilhe:
Dando continuidade à VIII Semana Científica, esteve no Divina Providência a palestrante Maria Elisa Toffoli, farmacêutica da Farmácia Central no Hospital Conceição. A palestra intitulada "Erros de Medicação", foi ministrada aos funcionários do Divina nesta terça-feira, 29 de maio, às14h, no auditório Padre Eduardo Michelis.
Maria Elisa iniciou sua manifestação refletindo sobre as etapas do procedimento de medicação, destacando as principais funções envolvidas: farmacêuticos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e pacientes. A palestrante explanou como podem ser cometidos os erros. "Dificilmente os erros são atos isolados. Geralmente, eles compõem-se de uma porção de erros, de diferentes partes do processo, formando um efeito dominó", explica.
As causas dos erros, como excesso de confiança em si mesmo e nos colegas de trabalho, automatismo e resistência a mudanças, juntamente com a prevenção dos erros, também foram discutidas. "O mais importante para prevenirmos erros é não fecharmos os olhos quando eles acontecem. Devemos aprender com eles e usá-los para conscientizar os funcionários".
Conforme Maria Elisa, deve-se instituir barreiras de proteção, como a adoção da prescrição informatizada, a análise da prescrição, código de barras, duplas checagens e registro do trabalho feito, em todas as etapas do processo. "Devemos ter consciência de que podemos errar e nossos erros podem ser perpetuados. Cada um deve conhecer os pontos críticos de seu trabalho, detectando assim onde se pode errar mais facilmente, dispensando uma atenção maior à essa etapa, evitando erros futuros", concluiu. Maria Elisa é formada em Farmácia pela UFRGS, especialista em Administração Hospitalar pela PUC e em Práticas Pedagógicas no Ensino em Saúde, pela UFRGS.
Fonte: Bruna Reis
Compartilhe: