Notícias
01/03/2012
Convênio agrega formação científica na Área da Psiquiatria
Compartilhe:
O Hospital Divina Providência assinou, na manhã de segunda-feira, dia 27 de fevereiro, convênio com o Centro de Estudos José Barros Falcão (CRJBF), que realiza Curso de Especialização Lato Sensu (pós-graduação) na área da Psiquiatria. Com a parceria, cerca de 6 alunos por semestre atuarão nas várias áreas do Hospital, sempre acompanhados de um professor. A intervenção da equipe se dará quando, durante o atendimento clínico de um paciente, for detectada a necessidade de atendimento psiquiátrico.
O diretor-Médico do Divina, Dr. José Paulo Flores, acredita que o convênio representa uma mudança de paradigma no Hospital que passa a agregar a formação científica de seus profissionais. “A nova parceria trás mais qualidade ao atendimento e maior segurança aos pacientes e familiares já que os profissionais da área de Psiquiatria intermediarão situações de crise dentro e fora do Hospital”. Dr. Flores explica que é fundamental a intervenção da Psiquiatria nos casos em que há surto psicótico em pacientes, em decorrência da ingestão de determinados medicamentos.
Estavam presentes o presidente do Centro, Dr. Theobaldo Thomaz (E), a diretora-geral do Divina, Irmã Clair Agnes, o diretor Administrativo do Centro, Dr. Euclides Gusmão, a assessora jurídica do HDP, Stella Graeff, o diretor Executivo do HDP, Darci Mallmann e o diretor Técnico, Dr. José Paulo Flores.
O diretor Administrativo do CRJBF, Dr. Euclides Gusmão, salienta que o convênio com o Divina é histórico para as duas instituições. “Estamos muito felizes com a parceria que irá proporcionar aos alunos o aprendizado da Psiquiatria, com uma visão de Hospital- Geral”, frisa. Os estudantes darão um primeiro atendimento fazendo uma avaliação psiquiátrica, cabendo ao professor decidir posteriormente por algum tratamento ou medicação.
O presidente do Centro, Dr. Theobaldo Thomaz, explica que a grande maioria das doenças causa algum sofrimento psicológico exigindo um atendimento multidisciplinar. “Cada vez mais a Psiquiatria tem uma inserção biológica. Por isso, acreditamos que a parceria vai agregar conhecimento de qualidade aos alunos e atendimento inédito aos pacientes do Hospital”, conclui.
O Curso de Especialização Lato Sensu (pós-graduação) do CRJBF tem duração de três anos, com uma carga de 4.200 horas/aula e neste semestre inicia a 31ª turma. A instituição atua há 45 anos em Porto Alegre e já desenvolveu parcerias em outros hospitais públicos e privados da cidade.
Fonte: Adelar de Oliveira
Compartilhe: