Notícias
15/02/2012
Autoridades visitam obras de reestruturação do Independência
Compartilhe:
Uma visita às obras do Hospital Independência, que estão em andamento desde o dia 16 de janeiro, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro. A visita teve como objetivo mostrar a quantidade de intervenções que não estavam previstas, mas que precisarão ser feitas para reparar as falhas na estrutura do prédio e para respeitar a resolução RDC nº 50, de 2002.
Guiando os visitantes pela obra, estavam o administrador do Independência, representando a Sociedade Sulina Divina Providência, José Clóvis Soares, o engenheiro responsável pela obra, Ruy Barbosa da Silva, da Formas & Efeito – Projeto e Construção, e o engenheiro Antônio Motter, da Motter Engenharia, empresa responsável pelas tubulações de gases, hidráulicas e elétricas.
Da esquerda para a direita, o diretor-médico do Divina, Dr. José Paulo Flores e os engenheiros, Ruy Barbosa da Silva e Antônio Motter.
Estiveram presentes também, o prefeito municipal, José Fortunati, o secretário municipal da saúde, Carlos Henrique Casartelli, e o secretário municipal da saúde substituto, Marcelo Bosio. Representantes de outros órgãos também compareceram, como o Juiz Federal substituto de Canoas, Daniel Luersen, o engenheiro civil do CREA, Daniel Weindorfer, e o representante da OAB, Dr. Rodrigo Pugglas. A Irmã Maria Eloni Coczenski, presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, juntamente com a Irmã Clair Teresinha Agnes, diretora-geral, e o Dr. José Paulo Flores, diretor Médico do Hospital Divina Providência, também acompanharam a visita.
Segundo o engenheiro Ruy, o principal problema encontrado no local se encontra na parte elétrica e na estrutura do edifício. “A instalação elétrica não tem aterramento, e no sótão, onde se encontram, no mesmo local, a parte elétrica e de gás do Hospital, teremos que refazer o telhado e separar as duas partes. Oitenta por cento da tubulação de gás será refeita, pois como está há iminente risco de incêndio”, explicou.
Da esquerda para a direita, o engenheiro civil do CREA, Daniel Weindorfer, o prefeito municipal, José Fortunati, a diretora-geral do Divina, Irmã Clair Agnes, e os engenheiros Antônio Motter e Ruy Barbosa da Silva
Além do sótão, os visitantes também puderam verificar as obras na Sala de Recuperação, na UTI e no Bloco Cirúrgico. “São muitas as intervenções necessárias. Por exemplo, no andar da internação, 30% dos banheiros dos apartamentos necessitavam de acesso a cadeirantes. Também não existe separação do esgoto pluvial do cloacal. Estamos fazendo todas estas adequações de uma só vez e dentro das normas”, informou o engenheiro Motter.
Segundo o prefeito municipal, todos os esforços estão sendo feitos para, até julho deste ano, entregar os 100 leitos totalmente pelo SUS. O investimento inicial é de R$ 10 milhões, vindos do Sistema SUS. “É uma reforma séria, um hospital inteiramente novo que estará de acordo com todas as normas exigidas. A cidade começa a recuperar leitos e o mais importante é que a obra necessária seja feita com competência. A pressa é inimiga da perfeição”, concluiu Fortunati.
Fonte: Bruna Reis
Compartilhe: