Notícias

28/10/2011

Funcionários do Divina recebem treinamento sobre cirurgia bariátrica

Compartilhe:

O Doutor e coordenador do CITOM, Renato Souza da Silva, palestrando sobre cirurgia bariátrica no Divina.

O Centro Integrado do Tratamento da Obesidade Mórbida do Hospital Divina Providência (Citom), coordenado pelo cirurgião Renato Souza da Silva, está completando neste ano 2 mil cirurgias bariátricas realizadas em 10 anos. Para comemorar o sucesso do procedimento, uma vez que a maioria dos pacientes teve Perda de Excesso de Peso (PEP) em torno de 80%, o Centro de Educação Continuada realizou um treinamento institucional para os funcionários, nos dias 25 e 26 de outubro, no Auditório Pe. Eduardo Michelis.

Conforme Dr. Renato, só neste ano já foram realizadas 382 cirurgias. “É preciso que exista adesão do paciente em todas as fases do tratamento, na parte de exercícios, alimentação e também psicológica”, ressaltou o cirurgião Rafael Rosito, que foi um dos palestrantes. “O desafio da cirurgia não é mudar apenas o físico, mas também requer uma mudança comportamental do paciente.”

Dr. Renato explicou os tipos de cirurgia bariátrica, mais conhecida como redução de estômago, deu orientações técnicas e dicas de cuidados necessários, tanto no pré quanto no pós-operatório. Também exemplificou com instrumentos cirúrgicos, chamados grampeadores, quais são os processos cirúrgicos feitos em cada tipo de procedimento. As complicações que podem surgir também foram citadas pelo coordenador do Citom, que explicou o que fazer para amenizá-las e evitá-las. “A cirurgia melhora muito a qualidade de vida dos obesos. Esta palestra é uma forma de melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes operados. Assim, os funcionários e pacientes entendem a seriedade com que a equipe e a instituição trabalham para que se alcancem sempre melhores resultados”.

Dr. Rafael Rosito, cirurgião do CITOM, conversando sobre o pós-operatório dos pacientes que fazem redução de estômago

O cirurgião Rafael Rosito falou sobre o pós-operatório da cirurgia e os processos de recuperação. O especialista também explicou como são feitas as reuniões, que ocorrem no último sábado de cada mês, com os pacientes operados e os que irão realizar o procedimento. “Os pacientes participam das reuniões de grupo depois de feita a cirurgia para passar experiência e tranquilidade para quem será operado no futuro”.

Mais informações sobre o CITOM no site www.citom.com.br

Fonte: Bruna Reis

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação