Notícias
21/10/2011
CTI Adulto implanta Farmácia Clínica
Compartilhe:
O Hospital Divina Providência está implantando um novo serviço no Centro de Tratamento Intensivo (CTI Adulto) devido à complexidade dos pacientes internados. Trata-se da Farmácia Clínica, uma especialidade farmacêutica cuja principal responsabilidade é garantir, mediante a aplicação da habilidade farmacêutica, que o uso dos medicamentos seja seguro e racional.
"A implantação do serviço no CTI é fundamental para qualificar a assistência prestada ao paciente e, consequentemente, para qualificar os serviços de saúde", garante a diretora Assistencial do Divina, Irmã Ilani Maria Reis. Conforme a diretora, o novo trabalho dos farmacêuticos consiste em fazer uma análise minuciosa das prescrições e, quando necessário, sugerir mudanças. Um exemplo é a alteração de horários da ingestão dos remédios e alimentos quando o profissional encontrar alguma incompatibilidade.
"Através do acesso online às prescrições, os farmacêuticos se utilizarão de um formulário próprio no sistema onde colocarão suas observações. Após, esse formulário será impresso e anexado à planilha do médico, que terá todos os dados técnicos para tomar as decisões", explica Irmã Ilani.
O projeto, desenvolvido pela farmacêutica Michele John Müller, em conjunto com a colega Patrícia Benvenutti e a Comissão de Segurança do Paciente do Divina, prevê, no futuro, a extensão da Farmácia Clínica para outros setores do Hospital.
Fonte: Beatriz Araújo
Compartilhe: