Notícias

20/10/2011

Ações na comunidade resgatam equilíbrio e bem-estar

Compartilhe:

Ao mesmo tempo em que o Hospital Divina Providência recebia o prêmio Top Cidadania, no dia 28 de setembro, uma equipe da instituição participava do I Congresso Nacional de Visão Científica e Holística no Ambiente Hospitalar, em Florianópolis. O evento foi realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, de 28 a 30 de setembro, e reuniu cerca de 1.500 pessoas do mundo inteiro.

Representaram o Divina, a irmã Lúcia Maria Specht, que é enfermeira, formada em Terapias Naturais e Complementares de Naturopatia e Acupuntura e integra a Equipe de Reflexão no Hospital, a enfermeira Adriana Ferreira, a supervisora do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, Janete Sarafin, e a fitoterapeuta holística Teresinha Junges, ex- funcionária que atua como voluntária.

“É o Hospital indo ao encontro das necessidades de seu entorno”

Com o tema “Instituição com Olhar e Compromisso holístico Solidário com a Comunidade”, a irmã Lúcia mostrou como o Divina vivencia o processo junto à população menos favorecida da cidade. “Há 14 anos, o Hospital está voltado à comunidade, investindo no atendimento com Terapias Naturais e Integrativas e assistência de Enfermagem e Psicopedagogia. Partilhamos o trabalho que é feito fora da instituição. É o Hospital indo ao encontro das necessidades de seu entorno”.

Irmã Lúcia cita como exemplo afirmativo o crescente número de atendimentos no Ambulatório 1º de Maio, que aumentou de 2.211, em 2007, para 3.103, em 2010. Até julho deste ano já foram feitos 2.719 procedimentos. Também foram apresentados alguns desafios para o futuro. “Entre eles estão: a ampliação e o aprimoramento dos programas de responsabilidade social, o atendimento sistemático aos colaboradores do Hospital, com terapias naturais e integrativas e o cuidado a adolescentes e pacientes hospitalizados”. A religiosa concluiu dizendo que a busca de parcerias com o Poder Público também está entre as metas a serem atingidas.

Fonte: Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação