Notícias
20/09/2011
Neurocirurgião do Divina fala na Rádio Pampa sobre Aneurisma
Compartilhe:
Vai ao ar no próximo sábado, dia 24 de setembro, na Rádio Pampa AM – 970 no dial – a partir das 13h, entrevista com o neurocirurgião do Corpo Clínico do Hospital Divina Providência, Dr. Paulo Passos, abordando o tema Aneurisma. A entrevista foi concedida ao programa Pampa Saúde, que é apresentado pelo comunicador Nilton Fernando. O programa esclarece aos ouvintes sobre várias patologias, seus sintomas, diagnósticos e tratamentos. Dr. Paulo Passos falará sobre cirurgia com Dispositivo Embolização Pipeline (PED), stent semi-coberto, colocado numa artéria cerebral para a correção de um aneurisma. A cirurgia no Divina ocorreu no dia 30 de agosto, na nova Sala de Hemodinâmica do Hospital.
O procedimento foi aprovado há dois meses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tratamento é focado em reconstruir ou remodelar uma parede do vaso sanguíneo enfraquecido. “Mecanicamente, reforçamos o vaso, reduzindo significativamente o risco de ruptura”, afirma o especialista. Estima-se atualmente que um em cada 50 americanos tem um aneurisma cerebral, que é um inchaço anormal de uma parte de uma artéria no cérebro, devido ao enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos. Dr. Paulo Passos tem especialização em Neurocirurgia Endovascular na França e atualmente é o presidente da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia.
Paciente fumou durante 35 anos
O instalador hidráulico Darci Grade, que trabalhou por 30 anos na Prefeitura da Capital, é um paciente neurológico em potencial, mesmo tendo parado de fumar há dois meses. “Fumei durante 35 anos, três carteiras de cigarro por dia” contou, momentos antes do procedimento, que foi realizado no dia 30 de agosto. O paciente não conseguia mais caminhar e tinha muita dificuldade para falar.
Há cinco anos ele teve o primeiro Acidente Vascular Cerebral (AVC), razão pela qual foi submetido a uma primeira cirurgia. Em maio passado teve outro derrame cerebral, quando apareceu o aneurisma que agora foi corrigido. Darci está otimista e espera voltar a caminhar e falar normalmente. A equipe médica também.
Fonte:
Compartilhe: