Notícias

03/05/2011

Vamos reduzir o consumo de copos descartáveis?

Compartilhe:

O tema abordado na edição nº 82 do informativo Divininho, quer despertar para um problema que vem crescendo e preocupando todos: o consumo exagerado de copos descartáveis. Esta ação, que integra a Campanha Institucional contra o desperdício, surgiu a partir de um levantamento realizado. Os números apontaram para o consumo de aproximadamente 200 mil copos descartáveis a cada mês no Hospital. Somente no refeitório são consumidos 19% deste total, ou seja, aproximada mente 38.000 copos por mês.

O copo descartável é produzido a partir do petróleo, uma matéria-prima que levou milênios para se formar. É usado em 15 segundos e depois descartado. Se lançado no meio ambiente levará 50 anos para se decompor e, no final, vai se reduzir a gases de carbono lançados na atmosfera. Há estudos e pesquisas que indicam que são gastos 10 litros de água para produzir um único copo. A sua reciclagem não é comum, pois, além de ser cara e limitada, o processo não permite a produção de novos copos.

"Devemos sempre pensar em três atitudes básicas:
reduzir, reutilizar e reciclar."

Com isso, grande parte dos copos utilizados é lançada no meio ambiente, poluindo rios e mares e agredindo a natureza. Se pararmos para pensar sobre isso certamente vamos concluir que temos o dever de contribuir com uma nova cultura, um novo comportamento. Quando nos preocupamos em diminuir o impacto do lixo, devemos sempre pensar em três atitudes básicas: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir o desperdício utilizando apenas o necessário; reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora e possibilitar a reciclagem dos materiais separando-os de forma adequada.

Quando falamos em reduzir o consumo de copos descartáveis, nossa atitude pode começar no refeitório no momento do café da manhã e da tarde ou no almoço, utilizando somente um copo em cada refeição. Outra medida que pode contribuir com a redução do consumo de copos descartáveis é utilizarmos, no decorrer do dia, sempre que possível, copos de vidro e canecas individuais. Faça sua parte, seja um consumidor consciente.

Equipe de Racionalização de Recursos e Insumos

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação