Notícias

19/04/2011

Páscoa festa do amor e da vida

Compartilhe:


Pe. Cláudio Damé,
Capelão do Hospital Divina Providência

Da festa da Páscoa nunca se fala o suficiente, sendo para a fé cristã, de certo modo, tudo. O mistério pascal não é somente uma ideia, uma doutrina; em seu núcleo está uma pessoa, Jesus Cristo morto e ressuscitado. O célebre Gregório Nazianzeno exclamava: "Ó grande Páscoa, salvação do mundo inteiro! Eu te falo como se fala a um ser vivo".

A Páscoa é tão grande que ocupa, na vida da Igreja, um tempo especial. O tempo de preparação, chamado quaresma, ocupa 40 dias. Rico em simbologia bíblica, é um tempo de oração, renúncia e partilha. Oramos mais intensamente para viver a vontade de Deus na partilha e fraternidade com os irmãos. Enriquecida por uma campanha da fraternidade, a quaresma de 2011 aborda a vida do planeta, com o lema: "A criação geme em dores de parto"(Rom.8,22).

"Que o Cristo faça ressuscitar
em você as energias adormecidas
e alimente as esperanças!"

Reflete a vitória de Cristo, cantada pela liturgia da Igreja, exalta o amor que é mais forte do que a morte (Ct 7,6). O amor que a tudo transforma. O amor que a tudo exalta, na perfeição da criação. Este amor exaltado, celebrado, vivenciado tem seu ápice no tríduo pascal - quinta, sexta e sábado santos -, inclusive o domingo da Páscoa da ressurreição, estendendo-se por 50 dias, até a solenidade de Pentecostes.

A Páscoa é o amor de Deus por cada um de seus filhos e filhas. É um convite para aprofundar este amor. O amor é feito de grandes coisas, mas, sobretudo, de pequenas atitudes, sinais, manifestações que marcam o nosso caminho. Quem sabe, nesta Páscoa, manifestemos o nosso amor em pequenos, mas corajosos gestos de amor? Assumamos, por exemplo, o cuidado com a vida do planeta como um grande objetivo pascal. Ou, quem sabe, procuremos a reconciliação com alguma pessoa que nos machucou, melhorando as relações interpessoais, ouvindo, acolhendo e valorizando o outro.

Páscoa é a festa do amor e da vida. Cantemos um hino de gratidão por aquilo que o Senhor fez por nós: morreu e ressuscitou! "O Ressuscitado vive entre nós! Amém! Aleluia! Feliz Páscoa para você, meu irmão, minha irmã! Que o Cristo faça ressuscitar em você as energias adormecidas e alimente as esperanças!”

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação