Notícias
18/04/2011
Hospital inaugura Prédio Administrativo
Compartilhe:
Os funcionários e colaboradores lotaram as dependências do novo Prédio Administrativo do Hospital Divina Providência – antiga "Casa Araceli" -, durante a solenidade oficial de entrega da obra (fotos), realizada em 22 de março, pela Direção. A diretora-geral, Irmã Clair Teresinha Agnes, agradeceu o empenho de todos. "Este ambiente foi pensado especialmente para os funcionários e colaboradores, com o objetivo de proporcionar bem-estar e condições favoráveis de trabalho com bastante luz natural e cercado por ar puro", ressaltou. O investimento total da obra foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
O prédio, que serviu nas últimas décadas como residência das Irmãs, foi completamente reformado, permitindo a centralização dos serviços administrativos. "Em torno de 80 pessoas já estão trabalhando no edifício", informa o coordenador de Recursos Humanos, Glademir Bastians. O Necrotério também já está funcionando neste novo ambiente. "Agora temos um local mais humanizado para atender as famílias em um momento delicado como é a perda de um ente querido", destacou Irmã Clair.
A edificação abriga os setores de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Psicologia, Departamento Pessoal, Acolhimento e salas de Entrevistas, Higienização, de Descanso, de Reuniões, de Leitura, Direção, Assessorias Jurídica e de Comunicação, Planejamento, Informática, Contabilidade/Financeiro, Faturamento e Gerência Administrativa. O capelão do Hospital, Pe. Cláudio Damé, abençoou os novos espaços.
Província assume “Casa Araceli” em 1949
A "Casa Araceli" (foto) foi construída em 1943, portanto, há 68 anos. As Irmãs da Divina Providência a assumiram em 1949, com o objetivo de cuidar dos sacerdotes idosos e convalescentes da Arquidiocese de Porto Alegre. A informação é da Irmã Maria Eloni Coczenski, presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, a instituição mantenedora do Hospital. "As Irmãs também prestavam serviço ambulatorial para a população mais necessitada", recorda.
Em 1961, juntamente com a "Casa Araceli", a Sociedade Sulina recebeu como doação da Sociedade Fraterno Auxílio (Sociedade dos Sacerdotes da Arquidiocese) a área onde seria construída uma casa de saúde. "O objetivo era atender a população que aumentava e buscava melhores condições de vida". Em dezembro de 1961 foi iniciada a construção do Divina, inaugurado em 31 de maio de 1969. A Comunidade das Irmãs da Divina Providência consolidava-se, "assumindo serviços hospitalares, assistindo o doente, promovendo vida e saúde."
Projeto refez itens estruturais
Setores como o da Psicologia e o Centro de Educação Continuada tiveram o parquet preservado
A arquiteta Graciela Ruanoba, da Miranda & Ruanoba Arquitetura Hospitalar, responsável pelos projetos de adequação, explica que o prédio foi construído com materiais de qualidade. "O piso de parquet em grande parte foi preservado devido ao seu bom estado de conservação", conta. Ainda conforme Graciela são 900m2 no total, sendo 430m2 no 1º andar e 470m2 no térreo. A adequação, porém, precisou refazer toda a estrutura elétrica e hidráulica e acrescentar necessidades tecnológicas atuais como cabeamento de internet, além de adequar cada peça ao seu novo uso. As obras civis foram executadas pela Formas & Efeito - Projeto e Construção e as estruturas elétricas e hidráulicas pela Motter Engenharia.
Fonte:
Compartilhe: