Notícias
15/04/2011
Emergência busca excelência no atendimento
Compartilhe:
Qualificar ainda mais a Emergência para que o paciente seja atendido da melhor maneira possível, reduzindo a índices mínimos qualquer tipo de erro nos processos. Este foi o objetivo da participação do médico emergencista do Hospital Divina Providência, Dr. Fernando Fernandes (foto), no Congresso de Qualificação Assistencial das Urgências Hospitalares, patrocinado pela Rede Brasileira de Cooperação e Emergência (RBCE) e com a participação da Sociedade Espanhola de Medicina de Emergência e Urgência (SEMES). O Evento foi realizado entre os dias 14 e 18 de março, no Auditório do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, e teve como palestrante o Dr. Julián Mazota Duarte, secretário de Acreditación e Calidad da SEMES.
Conforme Dr. Fernando, no encontro foi apresentado o processo de Acreditação da Emergência do Hospital Cristo Redentor do Grupo Hospitalar Conceição pela Metodologia da SEMES. A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de saúde. "É um método voluntário de avaliação, periódico e sistematizado dos recursos institucionais da Emergência de cada hospital, para garantir qualificação e segurança da assistência, por meio de padrões previamente definidos."
"Ao seguirmos as
orientações da SEMES,
temos a possibilidade de
realizar um diagnóstico
objetivo acerca do
funcionamento do setor..."
Ainda conforme o médico emergencista, a Acreditação é um processo que inspeciona a estrutura física, processos e recursos humanos. "Ao seguirmos as orientações da SEMES no setor de Emergência, temos a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho e condições de funcionamento do setor, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa", conclui Dr. Fernando.
Fonte:
Compartilhe: