Notícias

13/12/2010

Mutirões de Saúde realizam mais de 3 mil procedimentos no semestre

Compartilhe:

Um Mutirão de Saúde na Escola de Ensino Fundamental Pe. Balduíno Rambo, no bairro Partenon, em 11 de dezembro, encerrou as atividades da Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência no ano de 2010. Terapias naturais como o Reike, Cromoterapia, Auriculoterapia, Massoterapia, verificação de sinais vitais, exames de HGT (nível de colesterol) e orientações nutricionais foram oferecidos nas entidades e escolas atendidas. De junho a dezembro, 1.450 pessoas foram atendidas e 3.209 procedimentos foram realizados pelas equipes em 7 Mutirões de Saúde oferecidos em escolas públicas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) Rincão e Nossa de Belém, em Belém Velho.

O aposentado Amaro Batista dos Santos, de 80 anos, que é zelador da Escola Pe. Balduíno Rambo há mais de 25 anos, é testemunha de que os Mutirões de Saúde levados à escola são muito bem recebidos pela comunidade. “Esse atendimento é um verdadeiro remédio para as pessoas, que nem sempre têm tempo e dinheiro para irem a um médico”, declara. Com a pressão arterial considerada normal, seu Amaro ficou surpreso no último mutirão ao verificar que a pressão estava baixa, 10 x 7. “Nunca tive pressão baixa, agora vou ter que tomar alguma providência”, considerou.

Os Mutirões de Saúde são realizados em um sábado por mês por equipes do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio e mais de 50 voluntários do Hospital e de outras instituições. Quando os mutirões ocorrem nas ESFs do Rincão e Nossa Senhora de Belém, também contam com a colaboração dos funcionários naquelas unidades.

Fonte: Texto e fotos: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação