Notícias

26/10/2010

O que é a Estratégia de Saúde da Família

Compartilhe:

O Programa de Saúde da Família é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. A informação é da enfermeira Lenice Koltermann, da ESF Nossa Senhora de Belém. “As equipes são compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ainda ter em sua composição um cirurgião-dentista e um auxiliar de consultório dentário”, informa Lenice.

Ainda segundo a enfermeira, as equipes, responsáveis pelo acompanhamento de um número determinado de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. “É preciso promover e estimular a participação da comunidade no controle social...”

A enfermeira Daiane Benites, da Equipe I da ESF Rincão explica que os moradores que procuram a unidade de saúde são acolhidos pela equipe e orientados de acordo com as suas necessidades. “Estão à disposição da comunidade consultas médicas e de enfermagem, imunizações, fornecimento de medicação, visitas domiciliares do médico e enfermagem e a participação em grupos comunitários” frisa.

As características do processo de trabalho da Saúde da Família são enumeradas pela enfermeira Bianca Terlan, da Equipe II da ESF Rincão: “O cadastramento e o reconhecimento da área adstrita é feito pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), pelo acompanhamento das famílias, através de visitas domiciliares mensais. A partir garante-se a atual realidade do diagnóstico comunitário de cada microárea”, conta Bianca.

Com estes dados, o ACS informa a ESF a dinâmica social da comunidade, para então, todo o grupo realizar o planejamento e ações para superar os problemas identificados. “É preciso promover e estimular a participação da comunidade no controle social, no planejamento, na execução e na avaliação contínua das ações, pois este acompanhamento permite uma avaliação sistemática das ações implementadas, visando à readequação do processo de trabalho”, reforça a enfermeira.

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação