Notícias

25/10/2010

Experiência trouxe excelentes resultados

Compartilhe:

“A Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas unidades Rincão I e II e Nossa Senhora de Belém vem desenvolvendo um excelente trabalho junto à comunidade, cumprindo as atribuições que prevê o convênio entre o Hospital e a Prefeitura de Porto Alegre”. A declaração é da gerente distrital da Região Glória/Cruzeiro/Cristal (GDGCC), Lori Gregory (de pé na foto). Conforme Lori, todos os relatórios de prestação de contas estão à disposição da Comissão de Acompanhamento.

Ainda conforme a gerente da GDGCC, esta é uma nova experiência de parceria entre Poder Público e Iniciativa Privada, em que são postos novos desafios e encontrados problemas, que são discutidos nos Conselhos Locais de Saúde ou no Conselho Distrital de Saúde. “Em todas as situações, encontramos a Direção do Divina aberta para ouvir e, juntos, acharmos uma forma para qualificar o serviço”, relata. Para Lori “o que nos anima é ver os resultados do convênio e o apoio do secretário da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, e da Coordenação de Rede da Atenção Primária, Christiane Nunes de Freitas, para continuar a parceria.”

A gerente lembra também que, conforme prevê o contrato, foi constituída uma Comissão de Acompanhamento do Convênio que é composta por dois membros indicados pelo Conselho Municipal de Saúde: Alcides Pozzobon e Luiz Carlos Aguirri; dois membros do Divina Irmã Ilani Reis e Nelci Tolotti e outros dois da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): Lori Gregory e Danielle Stein. A Comissão vem acompanhando, avaliando e encaminhando propostas para aperfeiçoar e qualificar os serviços.

A ESF das unidades Rincão I e II e N. S. de Belém também possuem seus Conselhos Locais de Saúde, que sempre contam com o apoio do coordenador do Conselho Distrital de Saúde, Pedro Luiz Ribeiro. Os CLS têm um cronograma de reuniões mensais, e quando necessário, convocam reuniões extraordinárias, onde são encaminhadas as soluções.

Relembrando

- Em setembro de 2006, o projeto foi apresentado, discutido, agregado valores e aprovado na comunidade, nos Conselhos da Glória, Distrital e Municipal de Saúde (CMS). Com o envolvimento de todas as coordenações da SMSS, o convênio foi assinado.

- Um mês após, em 11 de outubro, a ESF Rincão I abre suas portas à comunidade;

- Em 2007 inicia o trabalho da ESF Rincão II;

- Em 2008 foi assinado um termo aditivo permitindo a criação da ESF N.S. de Belém. A unidade abriu em novembro, incluindo atendimento Odontológico;

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação