Notícias
25/10/2010
Ações reduzem principais problemas odontológicos
Compartilhe:
Cáries, gengivites, periodontites leves, traumatismos dentários e cirurgias orais menores. Estas são as patologias atendidas no gabinete odontológico na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora de Belém desde a sua abertura, em 2008. Após o primeiro atendimento, as urgências são encaminhadas para o PAM do bairro Cruzeiro e os traumatismos ao Hospital de Pronto Socorro. Os serviços especializados, quando necessário, são encaminhados conforme a demanda disponível.
O cirurgião dentista Alex Vettori e a auxiliar em Saúde Bucal, Clarice Carvalho, são os responsáveis pelo atendimento. São realizados procedimentos em idosos, gestantes, Portadores de Necessidades Especiais, adultos e crianças. Além disso, a equipe faz visitas domiciliares, palestras nas instituições de ensino e junto aos grupos atendidos pela ESF, no próprio posto. Conforme o cirurgião dentista, estas ações reduzem a incidência dos principais problemas como cáries, doenças periodontais, fluorose, má-oclusão e câncer bucal na população. “É através do diagnóstico que podemos fazer o perfil epidemiológico para o planejamento da Equipe de Saúde Bucal”, informa Alex.
Resultado
A dona-de-casa Conceição Teixeira, de 65 anos, está há dois meses fazendo tratamento com o Dr. Alex e atesta a eficiência do serviço. “Estou muito satisfeita com o resultado. Já extraí algumas raízes de dentes que não existiam mais e agora estou fazendo tratamento de canal. A equipe é muito atenciosa”, atesta. Dona Conceição também se trata com o médico de Família para o controle da pressão arterial.
Atendimento previne doenças
Para o aposentado Álvaro Correa Alves, de 73 anos, morador do bairro Belém Velho desde os 4 anos, a chegada do posto ao bairro tem auxiliado muito na prevenção de doenças. “Esta equipe é muito querida e atenciosa. Eu consulto com o Dr. Zenóbio, (Médico de Família), que é muito atencioso durante as consultas, inclusive ele diz que a minha pressão arterial é de guri.” O morador também utiliza a Farmácia da unidade para retirar os medicamentos prescritos.
Fonte:
Compartilhe: